Chamada de artigos | Fórum Linguístico

22/02/2022 14:37

 

LUDICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA NÃO MATERNA)

CHAMADA DE ARTIGOS

NÚMERO TEMÁTICO

Fórum Linguístico, v.20, n.1, 2023

Organização de Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC/PROFLETRAS) e Fernando Augusto de Lima Oliveira (UPE-Garanhuns/PROFLETRAS)

 

São bem-vindas propostas que tematizem o aspecto lúdico como apoio educativo voltado ao ensino de português como língua materna (PLM) e não materna – língua adicional (PLA), língua de acolhimento (PLAc), língua estrangeira (PLE), língua de herança (PLH ou POLH). Busca-se tematizar o uso de jogos pedagógicos e materiais manipuláveis nas práticas pedagógicas voltadas para um ensino que considere os conhecimentos prévios do aluno, sua competência linguística e sua capacidade crítico-reflexiva. Espera-se que os artigos tenham uma explicitação teórica e metodológica clara e aprofundada, norteadora das proposições práticas do uso do lúdico. Os artigos podem ser escritos em português, inglês, espanhol, italiano e francês.

Submissões: entre 01/05/2022 e 30/06/2022

Publicação: abril 2023

 

___________________________________________________________________

CALL FOR PAPERS

SPECIAL ISSUE

PLAYFULNESS AND ACTIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN THE TEACHING OF PORTUGUESE

 (AS A MOTHER AND NON-MOTHER TONGUE)

Fórum Linguístico, Brazil, v.20, n.1, 2023

Eds.: Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcelos (UFSC/PROFLETRAS) and Fernando Augusto de Lima Oliveira (UPE-Garanhuns/PROFLETRAS)

 

The organizers are calling for papers on playfulness as an educational prop for the teaching of Portuguese as a mother and a non-mother tongue – additional language (PAL), host country language (PHL), foreign language (PFL), Portuguese as heritage language (PHL/POLH). Research would include the use of pedagogical games and manipulating material in pedagogical practices for a type of teaching that takes into account the students´ previous knowledge, their linguistic competence and their critical and reflexive abilities. It is expected that the papers would have a very clear and in-depth theory and methodology which would signal the practical suggestions on the employment of playfulness. Papers may be in Portuguese, English, Spanish, Italian and French.

 

Submission: from 01/05/2022 until 30/06/2022

Publication: April 2023