Linhas de Pesquisa

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

 a partir de ago. de 2023

Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) organiza-se em torno três áreas de concentração, que englobam, cada uma, diferentes linhas de pesquisa.  Essas áreas de concentração e linhas de pesquisa são resultado do planejamento estratégico realizado pelo PPGL e do resultado da discussão da última avaliação da CAPES (2017- 2020).

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO  E LINHAS DE PESQUISA

ÁREA 1: LINGUÍSTICA  TEÓRICA, DESCRITIVA E EXPERIMENTAL
Linha 1: Teoria, descrição e análise de línguas naturais
Linha 2: História, contato, variação e mudança linguística
Linha 3: Linguagem, Política e Sociedade
Linha 4 : Aquisição, aprendizagem e processamento da linguagem

ÁREA 2: LINGUÍSTICA APLICADA
Linha 5: Estudos do campo discursivo
Linha 6: Educação linguística, ensino e aprendizagem de línguas
Linha 7: Epistemologias em LA

ÁREA 3: LÍNGUAS DE SINAIS
Linha 8: Linguística teórica, descritiva e aplicada às línguas de sinais

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DISTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES POR LINHA DE PESQUISA

 

ÁREA 1: LINGUÍSTICA  TEÓRICA, DESCRITIVA E EXPERIMENTAL

Linha 1: Teoria, descrição e análise de línguas naturais

Ementa: Esta linha de pesquisa abarca estudos descritivos e teóricos de fenômenos gramaticais de línguas naturais, nos níveis fonético, fonológico, sintático e semântico, bem como de suas interfaces, a partir de perspectivas formais e funcionais de análise, com metodologia empírico-descritiva e experimental, podendo considerar implicações para o ensino de língua materna e de língua estrangeira. Contempla pesquisas que levam em conta aspectos metodológicos e epistemológicos implicados nas dimensões cognitiva (linguagem e cognição), pragmático-comunicativa e sociocultural dos fenômenos gramaticais.

  • Aline Mara de Oliveira
  • Ana Lívia Agostinho (representante da linha)
  • Ana Paula de Oliveira Santana
  • Heronides Maurílio de Melo Moura
  • Izabel Christine Seara
  • Marco Antonio Rocha Martins
  • Nubia Saraiva Ferreira
  • Roberta Pires de Oliveira
  • Sandra Quarezemin

Linha 2: História, contato, variação e mudança linguística

Ementa: Esta linha abrange estudos que objetivam documentar, descrever e analisar, sob diferentes abordagens teórico-metodológicas, fenômenos de contato, variação e mudança linguística, envolvendo diferentes níveis gramaticais, o léxico de línguas naturais e práticas discursivas. Contempla as dimensões linguística, social e estilística da variação e mudança de fenômenos linguísticos nos eixos sincrônico e diacrônico. Engloba estudos pluridimensionais no mapeamento de fenômenos linguísticos.  Explora a inter-relação entre língua e história.

  • Ana Lívia Agostinho
  • Edair Maria Görski
  • Izete Lehmkuhl Coelho
  • Leandra Cristina de Oliveira
  • Marco Antonio Rocha Martins
  • Valter Pereira Romano (representante da linha)

Linha 3: Linguagem, Política e Sociedade 

Ementa: Esta linha de pesquisa contempla políticas e planejamentos linguísticos em diálogo com as sociolinguísticas e a sociologia da linguagem, nos níveis locais, nacionais, regionais e globais. Abrange o multilinguismo e sua gestão, a constituição das línguas nacionais, a história sócio-política das línguas, a minorização de línguas, a educação linguística, a revitalização linguística, processos coloniais e de descolonização, direitos linguísticos, ideologias linguísticas e atitudes linguísticas, entre outros fenômenos da relação entre poder, Estado, cidadania, religião, identidades e línguas.

  • Cristine Gorski Severo (representante da linha)
  • Daniel do Nascimento e Silva
  • Edair Maria Görski
  • Fábio Lopes
  • Gilvan Müller de Oliveira
  • Leandra Cristina de Oliveira

Linha 4 : Aquisição, aprendizagem e processamento da linguagem

Ementa: Esta linha de pesquisa se desenvolve no sentido de testar teorias sobre aquisição e processamento de 1ª e 2ªs línguas e sobre a aprendizagem do sistema escrito, através da observação e descrição de dados e posterior explicação. No que diz respeito ao processamento da linguagem, investiga-se, com a utilização da psicolinguística experimental e da neurociência cognitiva, como, em suas diferentes fases, por um lado, o sinal acústico, sinal visual-espacial ou outros sinais são transformados em significados e, por outro, os significados se transformam em sons e sinais visuais-espaciais. Ainda no que diz respeito à aprendizagem do sistema escrito, são pesquisadas novas metodologias para a alfabetização e desenvolvimento da competência em leitura e escrita. Sobre os estudos em aquisição,  busca-se estudar o processo pelo qual a criança parte de um estado inicial, até adquirir a(s) gramática(s)-alvo, além de aprofundar o conhecimento do próprio sistema linguístico, através da análise dos dados de fala infantis

  • Ana Cláudia de Souza
  • Cristiane Lazzarotto Volcão
  • Leonor Scliar Cabral
  • Mailce Borges Mota
  • Roberta Pires de Oliveira (representante da linha)

 

 

ÁREA 2: LINGUÍSTICA APLICADA

 

Linha 5: Estudos do campo discursivo

Ementa: Esta linha problematiza estudos epistemológicos e analíticos do discurso em diferentes orientações contemporâneas do campo dos estudos discursivos. Volta-se para pressupostos teórico-metodológicos da análise do discurso e interroga, em suas pesquisas, questões de uso da linguagem e práticas discursivas em contextos diferenciados de produção, circulação e recepção (medicina, mídia, universidade, escola, direito, etc.). Seus objetos englobam as relações entre: discurso, sujeito e corpo; o político, o social e o discurso; os dispositivos e o discurso; o discurso e a acontecimentalidade; o discurso, as resistências, as práticas de liberdade e as profanações; o discurso, as materialidades e as novas materialidades.

  • Adair Bonini
  • Ana Paula de Oliveira Santana
  • Atilio Butturi Junior
  • Daniel do Nascimento e Silva
  • Fabiana Giovani
  • Marcos Baltar
  • Pedro de Souza
  • Rodrigo Acosta Pereira
  • Rosângela Hammes Rodrigues
  • Sandro Braga (representante da linha)

Linha 6: Educação linguística, ensino e aprendizagem de línguas

Ementa: Esta linha se volta para os estudos sobre os usos sociais da linguagem em práticas sociais, em perspectivas sócio-histórica e sociocognitiva. Tem como foco o ensino e a aprendizagem de línguas em contextos de educação formal – Educação Básica e Ensino Superior – e não-formal, nas modalidades oral e escrita e em interface com outras semioses. Ocupa-se dos seguintes temas de pesquisa: ensino e aprendizagem de leitura, de produção textual, de oralidade e de prática de análise linguística; formação de professores de línguas; políticas linguístico-educacionais; currículo e práticas educativas; elaboração, análise e avaliação de documentos e materiais didáticos; planejamento e avaliação em contextos escolares e em larga escala.

  • Adair Bonini
  • Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão
  • Ana Paula de Oliveira Santana
  • Fabiana Giovani
  • Marcos Baltar
  • Maria Inês Lucena
  • Rodrigo Acosta Pereira
  • Rosângela Hammes Rodrigues
  • Rosângela Pedralli (representante da linha)
  • Rosely Perez Xavier

 

Linha 7: Epistemologias em Linguística Aplicada

Ementa: 

  • Atilio Butturi Junior (representante da linha)
  • Daniel do Nascimento e Silva
  • Rodrigo Acosta Pereira
  • Rosângela Pedralli

ÁREA 3: LÍNGUAS DE SINAIS

 

Linha 8 – Linguística teórica, descritiva e aplicada às línguas de sinais

Ementa: Esta linha de pesquisa abarca estudos descritivos e de análise linguística da Libras e de outras línguas de sinais, incluindo estudos comparativos. A linha contempla os níveis fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico, assim como interfaces nos campos da psicolinguística (aspectos relacionados à aquisição de uma língua de sinais, como primeira ou segunda língua e aspectos da linguagem escrita) e da sociolinguística (fenômenos decorrentes do contato entre línguas em contextos unimodal e intermodal e variação linguística), desenvolvidos em diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Envolve, ainda, estudos relacionados à política linguística e direitos linguísticos das comunidades surdas, assim como contempla estudos relacionados ao ensino e aprendizagem de Libras e de outras línguas de sinais, tanto como primeira língua quanto como segunda língua unimodal (mesma modalidade) e intermodal (modalidades visual-espacial, visual-gráfica e oral-auditva), desenvolvendo o conhecimento linguístico, comunicativo e cultural, em contextos formais e informais de ensino, em diferentes contextos educacionais, como o ensino bilíngue e o inclusivo, abarcando aspectos relacionados à tecnologia, aos materiais didáticos, ao fazer docente. Esta linha também compreende estudos da escrita das línguas de sinais, investigações das línguas de sinais como línguas de herança intermodal e estudos do campo discursivo.

  • Aline Lemos Pizzio (representante da linha)
  • Bruno Gonçalves Carneiro
  • Carlos Roberto Ludwig
  • Leidiani da Silva Reis
  • Marianne Rossi Stumpf
  • Ronice Müller de Quadros

 

 


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA – até ago. de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGL) organiza-se em torno de quatro áreas de concentração, que englobam, cada uma, diferentes linhas de pesquisa.  Essas áreas de concentração e linhas de pesquisa são resultado do planejamento estratégico realizado pelo PPGL durante o segundo semestre do ano de 2016 e das discussões entabuladas entre 2016 e 2018.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

  1. LINGUÍSTICA APLICADA
  2. PSICOLINGUÍSTICA
  3. SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA
  4. TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

 

LINHAS DE PESQUISA

  1. ESTUDOS DO CAMPO DISCURSIVO 
  2. ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
  3. ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ SEGUNDA LÍNGUA
  4. AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM
  5. CONTATO, VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA 
  6. POLÍTICA LINGUÍSTICA
  7. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE LÍNGUAS NATURAIS
  8. COGNIÇÃO E USO
  9. LIBRAS
  10. LINGUÍSTICA E HISTÓRIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LINGUÍSTICA APLICADA

LINHA DE PESQUISA 1: ESTUDOS DO CAMPO DISCURSIVO

Ementa: Estudos epistemológicos do discurso. Diferentes vertentes do campo discursivo. Pressupostos teórico-metodológicos para a análise do discurso. Problematização de questões de uso da linguagem.

Professores responsáveis:

Dr. Adair Bonini

Dr.ª Ana Paula de Oliveira Santana

Dr. Atilio Butturi Junior

Dr. Daniel do Nascimento e Silva

Dra. Fabiana Giovani

Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar

Dr. Pedro de Souza

Dr. Rodrigo Acosta Pereira

Dr.ª Rosângela Hammes Rodrigues

Dr. Sandro Braga

 

LINHA DE PESQUISA  2: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa: Esta linha de pesquisa aborda os usos sociais da linguagem, em perspectivas sócio-histórica e sociocognitiva. Privilegia como objetos de estudo o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em contextos de educação formais – Educação Básica e Ensino Superior – e informais, nas modalidades oral e escrita e em interface com outras semioses, a prática de análise linguística, a elaboração e a avaliação de documentos e materiais didáticos, a formação de professores, as políticas linguístico-educacionais e as práticas avaliativas em contextos escolares.

Professores responsáveis:

Dr. Adair Bonini

Dr.ª Ana Paula de Oliveira Santana

Dr.ª Fabiana Giovani

Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar

Dr. Rodrigo Acosta Pereira

Dr.ª Rosângela Hammes Rodrigues

Dr.ª Rosângela Pedralli

 

LINHA  DE PESQUISA 3:  ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/SEGUNDA LÍNGUA

Ementa:  Esta linha de pesquisa investiga o ensino e a aprendizagem/aquisição de línguas estrangeiras/ segunda língua em diferentes contextos (formais e informais), mídias e tecnologias. Busca entender o fazer e a ação docente, o desenvolvimento do conhecimento linguístico, comunicativo e cultural em materiais didáticos e a educação linguística em contextos bilíngues.

Professores responsáveis:   

Dr.ª Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

Dr.ª Maria Inêz Probst Lucena

Dr.ª Rosely Perez Xavier

 

LINHA DE PESQUISA 9: LIBRAS

Ementa: Esta linha orienta-se para o desenvolvimento de pesquisas nos diferentes campos da linguística que tenham como objeto a Língua Brasileira de Sinais (libras) e que tenham aplicação direta ou indireta na educação bilíngue e na inclusão social dos surdos. Entre os temas que se enquadram nesta perspectiva estão: (a) as relações entre língua de sinais, cultura e identidade de surdos; (b) o desenvolvimento de teorias linguísticas e de estudos descritivos a partir de dados de línguas de modalidade visual-espacial; (c) a aquisição de língua de sinais; (d) o ensino de língua de sinais como L1 e como L2; (e) o ensino da língua portuguesa como L2 para surdos; (f) a escrita de língua de sinais; e (g) a educação bilíngue para surdos.

Professores responsáveis

Dr.ª Aline Lemos Pizzio

Dr.ª Marianne Rossi Stumpf

Dr.ª Ronice Müller de Quadros

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOLINGUÍSTICA

LINHA 4: AQUISIÇÃO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM

Ementa: Essa linha de pesquisa se desenvolve no sentido de testar teorias sobre aquisição da 1ª e 2ªs línguas e sobre a aprendizagem do sistema escrito, através da observação e descrição de dados e posterior explicação. No que diz respeito ao processamento da linguagem, investiga-se, com a utilização da psicolingüística experimental e das neurociências, como, em suas diferentes fases, por um lado, o sinal acústico, sinal visual-espacial ou outros sinais são transformados em significados e, por outro, os significados se transformam em sons e sinais visuais-espaciais. Ainda no que diz respeito à aprendizagem do sistema escrito, são pesquisadas novas metodologias para a alfabetização e desenvolvimento da competência em leitura e escrita.

Professores responsáveis:

Dr.ª Ana Cláudia de Souza

Dr.ª Cristiane Lazzarotto-Volcão

Dr.ª Leonor Scliar Cabral

Dr.ª Mailce Borges Mota

Dra. Roberta Pires de Oliveira

Dr.ª Sandra Quarezemin

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA

LINHA DE PESQUISA 5: CONTATO, VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA

Ementa: Esta linha abarca estudos de línguas em contato, variação e mudança linguística nos diferentes níveis gramaticais de línguas naturais, com diferentes abordagens teóricas. Pretende-se que evidências empíricas e reflexões de caráter teórico-metodológico concernentes à análise da língua em uso possam subsidiar hipóteses sobre o contato e variedades linguísticas.

Professores responsáveis:

Dr.ª Ana Lívia dos Santos Agostinho

Dr.ª Cristine Görski Severo

Dr.ª Edair Maria Görski

Dr. Felício WesslingMargotti

Dr.ª Izete Lehmkuhl Coelho

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira

Dr. Marco Antonio Rocha Martins

Dr. Valter Pereira Romano

 

LINHA DE PESQUISA 6: POLÍTICA LINGUÍSTICA 

Ementa: A linha de pesquisa de pesquisa de Política Linguística é tributária de uma série de autores ligados às sociolinguísticas européias continentais (Kloss, Kremnitz, Vellverdù, Marcellesi, Calvet) e à tradição anglo-saxã, especialmente Fishmann, Ferguson e Haugen. Desenvolveu-se a partir dos anos 1960, tendo como foco principal a constituição dos novos Estados surgidos com a descolonização e as questões associadas à gestão do plurilinguismo, donde a especial contribuição teórica oriunda das ex-colônias (Gupta, Hammel). Ampliou com o tempo seu foco de pesquisa, abrangendo hoje a questão do plurilinguismo e sua gestão, a constituição das línguas nacionais, os direitos linguísticos e a minorização de línguas, a educação linguística, em especial na sua versão bi- ou multilíngue, a extinção de línguas, entre outros fenômenos da relação entre poder, Estado, cidadania, nacionalidades, identidades e línguas.

Professores responsáveis:

Dr.ª Cristine Görski Severo

Dr. Daniel do Nascimento e Silva

Dr. Fábio Lopes da Silva

Dr. Gilvan Muller de Oliveira

Dr.ª Maria Inêz Probst Lucena

 

LINHA DE PESQUISA 10: LINGUÍSTICA E HISTÓRIA
Ementa: Esta linha abrange projetos de pesquisa que objetivam mapear, descrever e analisar processos históricos de mudança envolvendo fenômenos gramaticais, práticas discursivas e políticas linguísticas. Contempla estudos pluridimensionais sobre mudança na gramática, no léxico e no discurso na inter(relação) entre língua, sociedade e história, enfocando documentação, historicização e temporalidades.
Professores responsáveis:
Dr.ª Cristine Görski Severo
Dr.ª Izete Lehmkuhl Coelho
Dr. Marco Antonio Rocha Martins
Dr. Valter Pereira Romano


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

LINHA DE PESQUISA 7: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE LÍNGUAS NATURAIS
– Aglutinação das antigas linhas de pesquisa Fonética e fonologia das línguas naturais e Sintaxe e semântica das línguas naturais.

Ementa: Estudos descritivos e teóricos de fenômenos gramaticais de línguas naturais, nos níveis fonético, fonológico, sintático e semântico, a partir de perspectivas formais e funcionais de análise, com metodologia empírico-descritiva e experimental. Estudos de interface entre os diferentes níveis gramaticais e análise das implicações para o ensino de língua materna e de língua estrangeira.

Professores responsáveis:

Dr.ª Ana Lívia dos Santos Agostinho

Dr.ª Cristiane Lazzarotto-Volcão

Dr. Heronides Maurílio de Melo Moura

Dr.ª Izabel Christine Seara

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira

Dr. Marco Antonio Rocha Martins

Dr.ª Núbia Saraiva Ferreira

Dr.ª Roberta Pires de Oliveira

Dr.ª Sandra Quarezemin

 

LINHA DE PESQUISA 8: COGNIÇÃO E USO

Ementa: Nesta linha, são desenvolvidas pesquisas que levam em conta as dimensões cognitiva, pragmático-comunicativa e sociocultural dos fenômenos gramaticais. A metodologia adotada visa integrar estudos do sistema linguístico e da língua em uso. Os tópicos abordados são a emergência e cristalização de categorias gramaticais, a interação entre forças funcionais e estruturais, a estrutura do léxico e sua relação com a cognição, e a base cognitiva de estruturas gramaticais. A cognição, em sua interface com a linguagem, pode ser entendida tanto como correlatos neurais do processamento linguístico, como fonte de processos interacionais. Também serão desenvolvidos projetos de pesquisa sobre aspectos metodológicos e epistemológicos da interface entre linguagem e cognição.

Professores responsáveis:

Dr.ª Ana Paula Santana

Dr. Heronides Maurílio de Melo Moura

Dr.ª Edair Maria Görski

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira