Procedimentos de Matrícula 2020.2

Matrícula de alunos regulares do PPGL/UFSC

A matrícula dos alunos regulares do PPGL será feita pelo CAPG (www.capg.ufsc.brentre os dias 8 e 9 de dezembro de 2020. O estudante deverá acessar o site com seu login e senha do IDUFSC e escolher as disciplinas que deseja cursar no próximo semestre. Caso haja alguma dúvida ou problema técnico, entrar em contato com ppgl@contato.ufsc.br.

Matrícula para alunos de outros PPGs da UFSC

Quem pode requerer: alunos com vínculo ativo em Programas de Pós-Graduação da UFSC.

O pedido de matrícula deverá ser feito da seguinte maneira:

Nos dias 8 e 9 de dezembro os interessados deverão enviar o pedido para o e-mail ppgl@contato.ufsc.br. No campo “assunto” do e-mail, deverá constar MATRÍCULA DE ALUNO(A) DE OUTRO PPG DA UFSC – NOME DO CANDIDATO(A). No corpo do e-mail, o candidato deverá informar seu nome completo e o nome da disciplina solicitada.

O resultado do pedido depende da disponibilidade de vagas na disciplina e será divulgado no dia 18 de dezembro na Página do PPGL.

Matrícula para alunos em disciplina isolada

Quem pode requerer: pessoas que NÃO sejam alunas do PPGL e de outros programas de pós-graduação da UFSC.

ATENÇÃO: Se você já cursou duas disciplinas isoladas no PPGL, sua solicitação de matrícula será indeferida (ver Art. 47º do Regimento do PPGL).

Para solicitar a matrícula em disciplina isolada, o candidato deverá enviar a FICHA DE MATRÍCULA ISOLADA para o e-mail ppgl@contato.ufsc.br nos dias 14 e 15 de dezembro. Os pedidos enviados antes ou depois deste prazo não serão aceitos.

No ato de solicitação por e-mail, o candidato deverá informar o link do currículo Lattes e anexar um documento oficial com foto (RG ou CNH para brasileiros e passaporte para estrangeiros).

O não cumprimento das instruções acima descritas indeferirá a solicitação automaticamente.

Os resultados dos pedidos serão divulgados na página do Programa no dia 18 de dezembro de 2020.

A matrícula em disciplina isolada não assegura nenhum vínculo com cursos regulares, portanto, os candidatos aceitos não farão jus à identidade estudantil ou aos seguintes benefícios: alojamento, bolsa, ou subvenção para utilização do Restaurante Universitário (RU). Ou seja, alunos em disciplina isolada não podem fazer carteira do RU.

Ao final do semestre o aluno poderá obter o histórico escolar contendo os conceitos recebidos nas disciplinas cursadas acessando o website <www.capg.ufsc.br>. Caso seja o primeiro acesso ao CAPG, o aluno em disciplina isolada deve inserir CPF ou e-mail no primeiro campo, clicar em “Primeiro Acesso” e seguir os passos indicados pelo sistema.

Matrícula em Estágio Docência

Os alunos que desejam fazer estágio docência devem enviar os seguintes documentos até o dia 15/01/2021 para a secretaria do Programa:

1)      Formulário de matrícula no estágio docência (disponível na aba “Formulários no site”);

2)      Projeto do estágio docência, que contenha:

1. a) Proposta de acompanhamento das atividades teóricas e/ou práticas;
  2. b) Indicação de quais aulas acompanhará junto ao professor supervisor;
  3. c) Indicação dos dias e temas trabalhados;
  4. d) Descrição das atividades de preparação da aula;
  5. e) Indicação da carga horária utilizada para a preparação;
  6. f) Indicação da bibliografia estudada (consta no plano de ensino da disciplina);
  7. g) Indicação de participação em atividade extraclasse (se houver) e caracterização de tais atividades, informando natureza e tempo despendido com elas;

Lembrem-se que, ao fim do processo, vocês devem encaminhar um relatório e o orientador deve escrever um documento que contenha a nota e comentários do estágio docência.

Entrem em contato com a secretaria do PPGL para dirimir dúvidas.