Defesa Final e Solicitação de Diploma

O download dos arquivos abaixo pode não funcionar no Google Chrome. Recomendamos utilizar outro navegador.

Caso seu e-mail não seja respondido em até uma semana, reenvie-o para o e-mail da secretaria.

Seguem abaixo algumas orientações que devem ser levadas em consideração para os processos de agendamento de bancas e solicitação de diploma.

• As bancas de qualificação e de defesas finais são agendadas através do envio de formulário específico (disponível na aba “Formulários”) para o e-mail da secretaria (ppgl@contato.ufsc.br). Apenas os alunos que se adequam aos regimentos e resoluções da UFSC e do curso terão suas bancas agendadas. O prazo para envio do formulário é de, no mínimo, 30 dias antes da realização da defesa. Nas bancas agendadas com prazo menor que trinta dias, a responsabilidade de marcação de sala e solicitação de intérpretes (caso seja necessária) é inteira do aluno e/ou presidente da banca.

PEDIDO DE DIPLOMA:

• Cabe ao aluno adequar seu trabalho às especificações exigidas pela Biblioteca Universitária (Confira neste link os procedimentos) e entregar os documentos exigidos pela Biblioteca e pelo Programa (relação de documentos na lista de links abaixo) para que tenha sua solicitação de confecção de diploma deferida.
  • É responsabilidade do aluno o a entrega da versão final da tese ou dissertação à BU/UFSC.
  • Certifiquem-se de que estão cumprindo as regras vigentes do Programa, da UFSC e das agências de financiamento de bolsas para evitarem problemas com qualquer um dos trâmites supracitados.
  • IMPORTANTE – confira se todos os seus dados pessoais (como nome completo, número de documentos, etc.) e de pesquisa (título do trabalho final, linha de pesquisa, orientação e coorientação, etc.) estão corretos e atualizados. Essas informações podem ser conferidas no histórico emitido pelo CAPG. Atente-se à grafia do título do trabalho final, pois, uma vez que ele for registrado no Repositório Institucional, não haverá mais possibilidade de alteração. O mesmo vale para o seu nome, caso ele tenha tido alguma mudança da data de matrícula até o momento da defesa. Caso encontre qualquer erro, avise a secretaria, por e-mail, antes de enviar seu trabalho à BU.
  • Evite enviar a versão final da tese ou dissertação para a assinatura da coordenação e do/da orientador/a no dia de vencimento do seu prazo de entrega à BU, informado pela secretaria no recebimento da ata de defesa. Recomendamos que o trabalho  seja enviado para a assinatura com até uma semana de antecedência, para que não se corra o risco de atraso na entrega.
  • O processo de confecção do diploma demora cerca de (2) dois meses. Para solicitá-lo, é necessário que o aluno já tenha entregue a versão final da dissertação/tese na Biblioteca Central da UFSC. Também é necessária a entrega de uma relação de documentos, que pode ser acessada abaixo:

Os documentos de solicitação de diploma que forem enviados por e-mail devem estar separados em arquivos .pdf, autenticados em cartório OU pelo AssinaUFSC. No corpo do mesmo e-mail deve constar o resumo, título final de seu trabalho de conclusão (caso tenha ocorrido alguma alteração) e o link do Repositório UFSC para o seu trabalho final (caso já tenha sido disponibilizado pela Biblioteca).

Entre em contato com a secretaria caso tenha alguma dúvida.