LINGUÍSTICA TEÓRICA, DESCRITIVA E EXPERIMENTAL

ÁREA 1: LINGUÍSTICA  TEÓRICA, DESCRITIVA E EXPERIMENTAL

Linha 1: Teoria, descrição e análise de línguas naturais

Ementa: Esta linha de pesquisa abarca estudos descritivos e teóricos de fenômenos gramaticais de línguas naturais, nos níveis fonético, fonológico, sintático e semântico, bem como de suas interfaces, a partir de perspectivas formais e funcionais de análise, com metodologia empírico-descritiva e experimental, podendo considerar implicações para o ensino de língua materna e de língua estrangeira. Contempla pesquisas que levam em conta aspectos metodológicos e epistemológicos implicados nas dimensões cognitiva (linguagem e cognição), pragmático-comunicativa e sociocultural dos fenômenos gramaticais.

  • Aline Mara de Oliveira
  • Ana Lívia Agostinho (representante da linha)
  • Ana Paula de Oliveira Santana
  • Heronides Maurílio de Melo Moura
  • Izabel Christine Seara
  • Marco Antonio Rocha Martins
  • Nubia Saraiva Ferreira
  • Roberta Pires de Oliveira
  • Sandra Quarezemin

Linha 2: História, contato, variação e mudança linguística

Ementa: Esta linha abrange estudos que objetivam documentar, descrever e analisar, sob diferentes abordagens teórico-metodológicas, fenômenos de contato, variação e mudança linguística, envolvendo diferentes níveis gramaticais, o léxico de línguas naturais e práticas discursivas. Contempla as dimensões linguística, social e estilística da variação e mudança de fenômenos linguísticos nos eixos sincrônico e diacrônico. Engloba estudos pluridimensionais no mapeamento de fenômenos linguísticos.  Explora a inter-relação entre língua e história.

  • Ana Lívia Agostinho
  • Edair Maria Görski
  • Izete Lehmkuhl Coelho
  • Leandra Cristina de Oliveira
  • Marco Antonio Rocha Martins
  • Valter Pereira Romano (representante da linha)

Linha 3: Linguagem, Política e Sociedade 

Ementa: Esta linha de pesquisa contempla políticas e planejamentos linguísticos em diálogo com as sociolinguísticas e a sociologia da linguagem, nos níveis locais, nacionais, regionais e globais. Abrange o multilinguismo e sua gestão, a constituição das línguas nacionais, a história sócio-política das línguas, a minorização de línguas, a educação linguística, a revitalização linguística, processos coloniais e de descolonização, direitos linguísticos, ideologias linguísticas e atitudes linguísticas, entre outros fenômenos da relação entre poder, Estado, cidadania, religião, identidades e línguas.

  • Cristine Gorski Severo (representante da linha)
  • Daniel do Nascimento e Silva
  • Edair Maria Görski
  • Fábio Lopes
  • Gilvan Müller de Oliveira
  • Leandra Cristina de Oliveira

Linha 4 : Aquisição, aprendizagem e processamento da linguagem

Ementa: Esta linha de pesquisa se desenvolve no sentido de testar teorias sobre aquisição e processamento de 1ª e 2ªs línguas e sobre a aprendizagem do sistema escrito, através da observação e descrição de dados e posterior explicação. No que diz respeito ao processamento da linguagem, investiga-se, com a utilização da psicolinguística experimental e da neurociência cognitiva, como, em suas diferentes fases, por um lado, o sinal acústico, sinal visual-espacial ou outros sinais são transformados em significados e, por outro, os significados se transformam em sons e sinais visuais-espaciais. Ainda no que diz respeito à aprendizagem do sistema escrito, são pesquisadas novas metodologias para a alfabetização e desenvolvimento da competência em leitura e escrita. Sobre os estudos em aquisição,  busca-se estudar o processo pelo qual a criança parte de um estado inicial, até adquirir a(s) gramática(s)-alvo, além de aprofundar o conhecimento do próprio sistema linguístico, através da análise dos dados de fala infantis

  • Ana Cláudia de Souza
  • Cristiane Lazzarotto Volcão
  • Leonor Scliar Cabral
  • Mailce Borges Mota
  • Roberta Pires de Oliveira (representante da linha)