SANDRO BRAGA

Sandro Braga

[Lattes] [sandrocombraga@gmail.com]

Pesquisa

A partir da implantação e da coordenação do Laboratório de Escrita Acadêmica e Leituras – LABEAL/UFSC, desenvolvo pesquisa sobre a escrita acadêmica. O foco é a escrita acadêmica produzida pelo aluno na e para a universidade, uma escrita que se inscreve na interface dos discursos científico e pedagógico. A ideia é de que o laboratório, por um lado, sirva de espaço em que o texto escrito possa estar submetido a constante processo de reflexão tanto no que tange à leitura como à escrita e à reescrita, durante os atendimentos à comunidade universitária e, por outro, a partir de dados coletados nos atendimentos, possamos desenvolver pesquisa no âmbito do discurso com vistas à compreender como o texto acadêmico é produzido na universidade e quais possíveis efeitos de sentido ele suscita. Coordeno, com o Atílio Buturi Junior, o Grupo de Estudos no Campo Discursivo (CNPq/UFSC) e faço parte do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC).

Perfil 

Sou graduado em Jornalismo (UFSC-1998) e licenciado em Letras Português (UFSC-2011); mestre em Linguística na área da análise do discurso (UFSC-2001); doutor em Linguística no campo da filosofia da linguística (UFSC-2007). Além do PPGL, na graduação, atuo no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas na área da Análise do Discurso e da produção textual dos gêneros da esfera acadêmica e profissional. Atualmente, faço formação em Psicanalise na Escola Brasileira de Psicanálise.

Principais publicações

BRAGA, Sandro. O travesti e a metáfora da modernidade. Palhoça-SC: Editora Unisul, 2010. 216p.

BRAGA, Sandro. Por uma transverdade do sujeito. In: Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo; Suzy Lagazzi; Claudia Castellanos Pfeiffer; Mônica G. Zoppi-Fontana. (Org.). Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas: Pontes, 2019, v. 4, p. 223-237.

BRAGA, Sandro. A contradição do dizer de uma verdade trans. In: Atílio Butturi Junior; Cesar Candiotto; Pedro de Souza; Sandra Caponi. (Org.). Foucault e as práticas de liberdade I: o vivo e os seus limites. Campinas: Pontes, 2019, p. 229-248.

BRAGA, Sandro. A guerra de todos nós no discurso do (eu): violência e contradição no cenário da política e da democracia brasileiras. In: Cleudemar Alves Fernandes. (Org.). A violência na contemporaneidade: do simbólico ao letal. São Paulo: Intermeios, 2017, p. 63-84.

BRAGA, Sandro; SENEM, Janaína. A escrita acadêmica do aluno na universidade: na tensão dos discursos científico, acadêmico e pedagógico. In: Giovanna G. Benedetto; Solange Maria Leda Gallo; Suzy Lagazzi; Nádia Régia Maffi Neckel; Claudia Castellanos Pfeiffer; Mónica Zoppi-Fontana. (Org.). Análise de Discurso em Rede: cultura e mídia. Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 3, p. 347-363.

BRAGA, Sandro. Como o sujeito se inscreve ao escrever na universidade numa perspectiva dialógica. In: Eliane G. Lousada; Anise D’O. Ferreira; Luzia Bueno; Roxane Rojo; Solange Aranha; Lília Abreu-Tardelli. (Org.). Diálogos brasileiros nos estudo de gêneros textuais/discursivos. Araraquara: Letraria, 2016, p. 572-594.

BRAGA, Sandro; PEREIRA, Fabiane Aparecida. A escrita na formação de professores de língua portuguesa. SCRIPTA, v. 23, p. 27-40, 2019.

BRAGA, Sandro; LORENSET, Rossaly Beatriz Chioquetta; Prison Subjects: appointments and effects of meaning. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, v. 22, p. 67-87, 2019.

BRAGA, Sandro; SANTOS, Miriam Ramos. ‘Sou surda, mas…’ construção discursiva e inscrição do sujeito surdo na escrita de si. Percursos Linguísticos (UFES), v. 8, p. 185-200, 2018.

Interesses

Interesso-me por temas de pesquisas em análise do discurso e psicanálise em torno de questões que envolvam subjetividade e escrita.

Textos para download

https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n4p2685

http://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/19163

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/36322

http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19734

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/pesquisa/2008cili.pdf

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/3256