SANDRA QUAREZEMIN

SANDRA QUAREZEMIN

[Lattes] [sandra@cce.ufsc.br]

[ sala de atendimento – sala 209, CCE – bloco B] [Bolsista PQ2/CNPq]

Pesquisa

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1D e líder do grupo de pesquisa do CNPq Teoria da Gramática e o Português Brasileiro. Coordenadora do Projeto Romania Nova na ALFAL junto com os professores Francisco Ordóñez (Stony Brook University) e Andrés Saab (Universidade de Buenos Aires). Coordenadora do Laboratório Linguística na Escola (LALESC – https://www.lalesc.com.br) e pesquisadora no Núcleo de Estudos Gramaticais da UFSC (NEG – https://neg-ufsc.org/). Desenvolve dois projetos de pesquisa, um inserido na sintaxe cartográfica e outro na aquisição da sintaxe. Tem interesse nos estudos que envolvam a sintaxe do sujeito pré-verbal e a periferia esquerda da sentença (foco, tópico, clivadas, interrogativas, etc.), além de se interessar pelo ensino de gramáticas nas escolas.

Perfil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuo na área de Teoria e Análise Linguística, especificamente na Sintaxe Gerativa. Sou mestre e doutora em Teoria e Análise Linguística pela UFSC. Realizei um ano de doutorado sanduíche na Università Degli Studi di Siena, bolsista CNPq, sob a orientação da profa. Dra. Adriana Belletti (2008-2009). Fiz um ano de pós-doutorado na Università Ca’Foscari (UNIVE) – Venezia, bolsista Capes, sob a supervisão da Profa. Dra. Anna Cardinaletti (2016-2017). Na ocasião, também atuei como Visiting Professor no Dipartimento di Studi Linguistici e Culturali Comparati da UNIVE.

ResearcherID: C-8401-2018; ORCID:http://orcid.org/0000-0002-8570-5389

Principais publicações

QUAREZEMIN, Sandra. Brazilian double subjects and sentence structure. In: PIRES DE OLIVEIRA, R.; EMMEL, I.; QUAREZEMIN, S. (Eds.). Brazilian Portuguese, Syntax and Semantics – 20 years of Núcleo de Estudos Gramaticais. Linguistik Aktuell/Linguistics Today (LA), John Benjamins Publishing Company, p. 113-140, 2020.

QUAREZEMIN, Sandra. Uma introdução à Periferia-vP: foco e tópico. In: TESCARI NETO, A.; QUAREZEMIN, S. (Orgs.). A Sintaxe do Português Brasileiro em perspectiva Cartográfica. Campinas: Pontes Editores, 2020.

QUAREZEMIN, Sandra. Um novo olhar sobre as sentenças com redobro em português brasileiro. Revista da ANPOLL, vol 1, n. 48, p. 53-63, 2019.

QUAREZEMIN, Sandra. CARDINALETTI, Ana. Non-topicalized preverbal subjects in Brazilian Portuguese, compared to Italian. Rivista Annali di Ca’ Foscari. Serie occidentale, p. 383- 409, 2017.

QUAREZEMIN, Sandra. A arquitetura da sentença no Português Brasileiro: considerações sobre Sujeito e Tópico. Revista Letras, v. 96, p. 196-218, 2017.

PIRES DE OLIVEIRA, Roberta; QUAREZEMIN, Sandra. Gramáticas na escola. Petrópolis: Vozes, 2016.

Interesses

Sintaxe formal; Sintaxe infantil; Aquisição L2; Gramática e ensino.

Mais de Sandra

https://neg-ufsc.org/