ROSELY PEREZ XAVIER

ROSELY PEREZ XAVIER

 [Lattes] [rosely@ced.ufsc.br]

Perfil

Tenho mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na área de Ensino e Aprendizagem de LE. De 1992 a 2017, trabalhei como professora de Metodologia do Ensino de Inglês e de Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Letras-Inglês da UFSC. Alguns projetos importantes que coordenei foram: (a) o projeto Pibid-Inglês UFSC, que integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, patrocinado pela CAPES, (b) o projeto institucional de formação continuada de professores de Inglês de Santa Catarina, financiado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, e (c) o projeto T4T, que foi desenvolvido para disponibilizar aos professores de inglês temas e atividades de ensino para a sala de aula, resultando na criação do sítio www.t4tenglish.ufsc.br.

Pesquisa

Minhas áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de LE/L2, formação de professores e material didático. Na primeira área, interesso-me, particularmente, pelo ensino baseado em tarefas, pela instrução focada na forma e por estratégias explícitas e implícitas de ensino. Tenho analisado o efeito de certas sequências de tarefas na aprendizagem de elementos linguísticos, funcionais e pragmáticos da língua inglesa com alunos brasileiros aprendendo inglês como LE em escolas de educação básica. Na área de educação de professores, meu interesse reside na prática docente. Também tenho interesse na relação entre jogos educativos e aprendizagem de LE/L2.

Principais publicações

XAVIER, R. P. Metodologia do ensino de inglês. Florianópolis: LLE/ CCE/ UFSC, 2011. 186p.

XAVIER, R. P.; DELLAGNELO, A. C. K. Sala de aula comentada. Florianópolis: UFSC/CCE, 2014. DVD.

XAVIER, R. P. (Org.). Themes for teaching English. Vol. 2. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2015. 197p.

XAVIER, R. P.; FONSÊCA, A. T. WEB 2.0 e aprendizagem de LE: Uma revisão de literatura entre 2005 e 2012 em periódicos nacionais. In: JORDÃO, Clarissa Menezes. (Org.). A Linguística Aplicada no Brasil: Rumos e passagens. Editora Pontes: Campinas, 2016, p. 387-415.

FREITAS, P. G. de; XAVIER, R. P. O Efeito de duas abordagens de ensino na produção escrita de alunos de italiano como língua estrangeira. D.E.L.T.A., v. 33, n. 4, p. 1209-1233, 2017.

Interesses

F/SL teaching, learning and acquisition; Task design; Educational games.

Arquivos para download

XAVIER, 2007 – Language tasks and exercises

Artigo –  O que os alunos pensam sobre o livro didático de inglês? 

Artigo – O tempo no agir docente: algumas reflexões para a formação de professores de línguas 

XAVIER; CAMARGO, 2015 – O desempenho de alunos em prática repetida

Artigo – Uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel para a construção de um programa de ensino de língua estrangeira baseado em tarefas

Mais de Rosely

www.t4tenglish.ufsc.br

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8370 – Research group: Material didático: uso e aprendizagem