ROSÂNGELA HAMMES RODRIGUES

ROSÂNGELA HAMMES RODRIGUES

[Lattes] [hammes@cce.ufsc.br] [Página de pesquisa

 

Pesquisa

Minhas áreas de pesquisa são o ensino e aprendizagem de língua materna (português) e o discurso. Na primeira área, interessam-me as pesquisas que tomam o ensino da língua na perspectiva dos usos, ou seja, o domínio das praticas de linguagem, especialmente a leitura e a escrita; e na perspectiva da reflexão sobre a língua em articulação com/para o domínio das práticas de linguagem. Na segunda áreas, são objeto de pesquisa os discursos da mídia, pela sua relação com a escola nas aulas de leitura. A base teórica são os estudos dialógicos da linguagem.

Perfil

Sou formada em Letras – Português (licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição em que também cursei o Mestrado. Realizei meu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Fiz estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Universidade do Minho (UMinho).

Tenho experiência docente na Educação Básica e na Educação Superior.  Fui editora de periódicos científicos (Fórum Linguístico e Working Papers em Linguística). Atuei e atuo em Programas do MEC,  dentre os quais o de formação de professores e o Programa Nacional do livro didático e do Material Didático (PNLD).

Principais publicações

RODRIGUES, Rosângela Hammes; ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo (Org.). Práticas de linguagem na esfera escolar. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

RODRIGUES, Rosângela Hammes; ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. As políticas linguísticas educacionais e a problemática do paradoxo do acesso às práticas letradas e da inclusão social: Interpretações à luz dos estudos da linguística aplicada. Fórum Linguistico (Online), v. 13, p. 1444-1452, 2016.

RODRIGUES, Rosângela Hammes Os gêneros do discurso nas aulas de Língua Portuguesa: (re)discutindo o tema. In: Elvira Lopes Nascimento; Roxane Helena Rodrigues Rojo. (Org.). Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2014, v. 1, p. 35-56.

RODRIGUES, Rosângela Hammes Contribuições dos estudos de gêneros do discurso para os estudos da língua. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges. (Org.). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012, v. 1, p. 103-116.

RODRIGUES, Rosângela Hammes Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem do círculo de bakhtin. In: Adair Bonini; José Luiz Meurer; Désirée Mora-Roth. (Org.). Gêneros: teoria, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005, v. , p. 152-183.

Interesses

Ensino e aprendizagem de língua materna, com ênfase na leitura e na escrita, material didático, formação de professores, discurso midiático.