MARIA INÊZ PROBST LUCENA

MARIA INÊZ PROBST LUCENA

[Lattes] [lucena.inez@gmail.com]

 

Pesquisa

Sou membro do GT da ANPOLL Transculturalidade, linguagem e educação. Coordeno o grupo de pesquisa Educação Linguística e Pós-Colonialidade (CNPq) no qual desenvolvemos etnografias e investigamos práticas de linguagem no campo aplicado.

Perfil

Tenho graduação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1987), mestrado em Inglês também pela UFSC (1998) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Trabalhei como professora da Educação Básica, na rede pública estadual e federal durante 32 anos. Lecionei no Colégio de Aplicação (UFSC) até a aposentadoria, em 2013. Atuo como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística desde 2010, nas áreas de Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas.

Principais publicações

LUCENA, M.I.P. Práticas de linguagem na realidade da sala de aula: contribuições da pesquisa de cunho etnográfico em Linguística Aplicada. V. 31, p. 67-95, 2005.

LUCENA, M.I.P.; CAMPOS, B. Dinâmicas sociolinguísticas e culturais de inclusão/exclusão de alunos descendentes de imgrantes russos no sul do Brasil. Linguagem em (Dis)curso (online), v. 18, p. 715-728, 2018.

LUCENA, M.I.P.; NASCIMENTO, A. Práticas (trans)comunicativas contemporâneas: Uma discussão sobre dois conceitos fundamentais. Revista da ANPOLL (impress), v.1, p. 46-57, 2016.

LUCENA, M.I.P.; TORRES, A.C.G. Ideologia monolíngue, mercantilizaçao da língua inglesa na alteração da LDB em 2017 e em anúncios publicitários de cursos livres. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, p. 635-654, 2019.

LUCENA, M.I.P.; CARDOSO, A. Translinguagem como recurso pedagógico: uma discussão etnográfica sobre práticas de linguagem em uma escolar bilíngue. Calidoscópio, v. 16, p. 143-151, 2018.

LUCENA, M.I.P.; PIRES-SANTOS, M. E. O letramento escolarizado e as práticas multiletradas em contexto superdiverso de fronteira. LINGUAS & LETRAS (Online), v. 19, p. 7, 2018.

REIS, N.; LUCENA, M.I.P. Vozes silenciadas, gênero e ensino-aprendizagem de português na vivencias de mães procedentes do Haiti no sul do Brasil. POLIFONIA: Estudos da Linguagem, v. 26, p. 36 – 56, 2019.REIS, N.; LUCENA, M.I.P. Vozes silenciadas, gênero e ensino-aprendizagem de português na vivencias de mães procedentes do Haiti no sul do Brasil. POLIFONIA: Estudos da Linguagem, v. 26, p. 36 – 56, 2019.

Interesses

Tenho interesse em etnografia, multilinguismo e ensino e aprendizagem de línguas.