MARCOS ANTONIO ROCHA BALTAR

MARCOS ANTONIO ROCHA BALTAR

[Lattes] [marcos.baltar@ufsc.br]

 

Pesquisa

Seguindo o escopo da LA, como ciência orientada para investigação de problemas socialmente relevantes, nos últimos vinte anos, tenho me dedicado a pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em escolas da educação básica e a questões que envolvem a formação de professores para essa educação. Em virtude dessa escolha coordenei projetos de pesquisa sobre letramentos e gêneros discursivos midiáticos: jornal e rádio escolar, além de investigação sobre o Sistema de formação de professores de Letras no Brasil e na França: estudo comparativo sobre Curso de Letras da UFSC, Curso de Lettres Modernes, Université  Sorbonne, Paris III e Master MEEF,  ESPE Université Cergy Pontoise. Atualmente, com a colaboração de dois alunos de graduação, dois mestrandos e dois doutorandos, coordeno o projeto A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa Medieval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil.

Extensão

Coordeno os projetos Oficina da canção e Essa é pra tocar no rádio – programa na Rádio Ponto da UFSC, ambos financiados pelo Edital Bolsa Cultura da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC – SeCArte.

Perfil

Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa pela UFPEL, mestrado em Linguística pela UFSC e doutorado em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Pós-doutorado em Didactique des Langues na UNIGE, Suiça, supervisionado por Jean-Paul-Bronckart. Pós-doutorado em Formations de Maîtres no ESPE de Versailhes, Université Cergy Pontoise, França, supervisionado por Max Butlen. Vice-coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada da UFSC, coordenador da área de Língua Portuguesa do PIBID da UFSC. Secondary Proposer do projeto Culture & Second Language Appropriation COST – European Cooperation in Science and Technology, coordenado por Thomas Szende (INALCO – Paris).

Principais publicações

BALTAR, M. Oficina da Canção: do maxixe ao samba canção – A primeira metade do século XX. Curitiba: Appris, 2019. Financiamento CAPES/PPGL.

BALTAR, M. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.

BALTAR, M.; CERUTTI-RIZATTI, M. E. Leitura e Produção Textual Acadêmica I. Florianópolis: UFSC, 2011.

BALTAR, M. A literatura, as canções e a humanização das práticas sociais com o ensino-aprendizagem da língua. Cerrados, 2020.

BALTAR, M. A morte do professor de Português e o nascimento do agente de letramento: mudança de conteúdos na escola e mudança de currículos na universidade. In: Figueiredo, Débora et al. Sociedade, Cognição e Linguagem. Florianópolis: Insular Editora, 2012.

Interesses

Estudo da canção como gênero do discurso multissemiótico em diferentes contextos. Letramento midiático.