LEONOR SCLIAR CABRAL

LEONOR SCLIAR CABRAL

[Lattes] [leonorsc20@gmail.com]

 

Pesquisa

Minha pesquisa de doutorado foi sobre aquisição da linguagem. Gravei, além dos enunciados dos adultos, 5530 enunciados da criança (hoje conhecida como PAU), formando três corpora: quando a criança estava com 1;8,21, MLU 1.45 (5 horas de gravação, 1319 enunciados), quando estava com  1;10,2, MLU 2.22 (6 horas de gravação, 2245 enunciados) e quando estava com 2;2,8, MLU 2.40 (6 horas de gravação, 1966 enunciados). Em cada uma das coletas, colhi dados em diferentes situações: brinquedo, muda de roupa, refeição, relato de proto-narrativas, ouvindo música, examinando fotos e assistindo a filmes. Todos os dados estão disponíveis em áudio, transcritos e com a análise morfológica, na Plataforma CHILDES. Romance languages, Florianópolis. Os dados da criança também estão em transcrição fonética.

Ainda no campo de aquisição da linguagem, pesquisei a aquisição da morfologia nominal e verbal, tendo adaptado ao PB o teste Berko de morfologia, como instrumento de trabalho e coordenei um grupo interdisciplinar que desenvolveu pesquisa, patrocinada pelo INEP, sobre a competência narrativa em 60 pré-escolares de diferentes níveis socioculturais em Florianópolis.

Minha pesquisa de pós-doutorado foi no Laboratório de Fonética do Departamento de Linguística e Filologia da Université de Montréal, sob a orientação do Prof. Dr. Alain Marchal, com a análise de espectrogramas de enunciados do PB. Realizei estágio no Laboratório de Neurolinguística da VRIJE UNIVERSITEIT BRUSSELS, sob a orientação do Dr. Yvan Lebrun e, posteriormente, na Université de Montréal, sob a orientação do Prof. André Roch-Lecours e na McGilll, com o Prof. Michel Paradis, dos quais resultaram minhas pesquisas no campo da afasiologia, com relato de casos, além da Adaptação ao português do Teste M1-Alpha de André Roch Lecours e respectivo protocolo.

Mnha colaboração estreita, durante muitos anos, com os Profs. José Morais e Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles resultou na investigação do efeito recíproco das capacidades metalinguísticas de processamento fonológico sobre a decodificação do código escrito. Os instrumentos de aferição foram experimentos dicóticos e o teste de apagamento da consoante inicial em pseudopalavras aplicados em vastas populações de iletrados, semiletrados e letrados, além de pré-escolares.

Atualmente, estou empenhada em pesquisar a aplicação da neurociência à alfabetização, tendo elaborado o Sistema Scliar de Alfabetização que vem sendo acolhido no nordeste do Brasil, com muito êxito.

Perfil

Sou doutor em Linguística pela USP, Professor Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal. Fui eleita em julho de 1991 na Univ. de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, reeleita na Universidade de Bolonha e, atualmente, sou Sócia Honorária. Fui presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina (1995-1997) e presidi a ABRALIN, no biênio 1997-1999. Pertenço ao Conselho Editorial de: International Journal of PsycholinguisticsCadernos de Estudos LinguísticosLetras de Hoje (fundadora), Revista da ABRALIN entre outros. Coordenei os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional, Cátedra UNESCO MECEAL na UFSC e criei e coordeno o Sistema Scliar de Alfabetização (SSA) e o Grupo de Pesquisa do CNPq, Produtividade Linguística Emergente.

Interesses

Psicolinguística, Neurociência da Leitura, Processamento da Leitura e da Escrita, Alfabetização, Aquisição da Linguagem: Banco de Dados CHILDES, Estilística, Tradução poética.

Principais publicações

SCLIAR-CABRAL, L. Sistema Scliar de Alfabetização – Fundamentos. Florianópolis: Editora Lili, 2013.

SCLIAR-CABRAL, L. Neuron Recycling for Learning the Alphabetic Principles. Folia Phoniatrica, v. 66, n. 1-2, ps. 58-66, doi: 10.1159/000363764, 2014 Nov.

SCLIAR-CABRAL, L. Sagração do Alfabeto. São Paulo: Scortecci, 2009 (Finalista do Prêmio Jabuti, categoria Poesia).

SCLIAR-CABRAL, L. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SCLIAR-CABRAL, L. Memórias de Sefarad. Florianópolis: Athanor, 1994.

SCLIAR-CABRAL, L. Introdução à Lingüística. 7. ed. revisada. Porto Alegre: Globo, 1982.

Mais de Leonor

YouTube: Sistema Scliar de Alfabetização