FABIANA GIOVANI
FABIANA GIOVANI
[LATTES] [fabiunipampa@gmail.com]
Pesquisa
O meu atual projeto de pesquisa intitulado Caleidoscópio bakhtiniano: das infinitudes dos sentidos da linguagem escrita tem por proposta refletir sobre a multiplicidade de sentidos da linguagem escrita a partir da arquitetônica de Bakhtin e seu Círculo de estudos. A proposta apoia-se teórica e metodologicamente nos estudos bakhtinianos e tem como principal pressuposto a compreensão de linguagem como forma de ação e inter-ação e, portanto, é compreendida como uma atividade constitutiva de sujeitos. O recorte para análise do estudo – o texto escrito – pode ser produzido em qualquer contexto social, seja escolar ou não. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), ao Mestrado profissional em Letras (Profletras) e ao Centro de Educação da UFSC (CED).
Perfil
Sou graduada em letras pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestre em Educação pela mesma universidade (2006) e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, orientada pelo professor Luiz Carlos Cagliari (2010). Em 2017, fiz estágio pós doutoral no departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Na UFSC, além do PPGL, atuo no Mestrado Profissional em Letras e, vinculada ao departamento de Metodologia de Ensino (MEN), sou professora orientadora de estágio do Curso de Letras-Português atuando, portanto, diretamente em escolas públicas de educação básica.
Grupos de pesquisa CNPq
Vice líder do GEBAP – grupo de estudos bakhtinianos do pampa (UNIPAMPA).
Vice líder do grupo de pesquisa Linguagem, formação e aprendizagem (UFSCar).
Pesquisadora do GRUPA –grupo de pesquisa de alfabetização no Brasil (UNESP).
Principais publicações
Livros
– GIOVANI, F.; SOUZA, N. B. Bakhtin e a Educação: a ética, a estética e a cognição. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.
– CAGLIARI, L. C.; GIOVANI, F. Letras e textos. 1. ed. São Paulo: Editora Paulistana, 2015.
Artigos em periódicos
– GIOVANI, F.; ENGERROFF, A. C. B. Colcha de retalhos: das reflexões sobre o estágio supervisionado de Língua Portuguesa e literatura no Colégio de Aplicação da UFSC/SC. Revista Práticas de Linguagem, v. 9, p. 47-55, 2019
– GIOVANI, F.; REYES, C. R. Bakhtin e Educação: entre teorias e práticas. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 10, p. 126-136, 2019.
– GIOVANI, F.; BARBOSA, T. P. Panorama da pesquisa acadêmica sobre o PIBID – Programa Institucional de Iniciação à Docência – no Brasil. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 20, p. 39-60, 2019.
– GIOVANI, F. A alfabetização sob o viés da linguística da enunciação. LINGU@ NOSTR@ – REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA, v. 6, p. 22-41, 2018.
– GIOVANI, F.; CAMARGOS, M. L. Poesia e fronteira: cotidiano, vida, arte. Miscelanea, v. v.21, p. 109-122, 2017.
– CAMARGOS, M. L ; GIOVANI, F. ; SOUZA, N. B. Bakhtin e a praça pública: carnaval(ização) em Lavras do Sul (RS). Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 1, p. 219-232, 2015.
– GIOVANI, F. Alfabetização: uma análise das concepções teóricas e práticas do livro didático. Revista e-scrita: revista do curso de Letras da UNIABEU, v. V.3, p. 139-155, 2012.
Áreas de interesse
– estudos bakhtinianos
– alfabetização
– ensino/aprendizagem de língua portuguesa
– paradigma indiciário
– pesquisa narrativa