DANIEL DO NASCIMENTO E SILVA

[Lattes] [dnsfortal@gmail.com]

[Bolsista PQ2/CNPq]

Pesquisa

Minha pesquisa atual articula linguagem, violência e esperança em favelas do Rio de Janeiro e em outros territórios periféricos do Brasil e do mundo. Meu trabalho também problematiza a midiatização da violência no Brasil ao olhar para modelos comunicáveis alternativos em locais de resistência. Em 2012, publiquei um livro como resultado de minha tese de doutorado sobre a circulação da violência na linguagem contra os nordestinos em jornais e revistas do sudeste do Brasil Pragmática da Violência: o Nordeste na Mídia Brasileira (Pragmatics of Violence: the Nordeste in Brazilian Media, 7 Letras/Faperj e, em 2017, organizei uma obra com pesquisadores do Brasil e outros países sobre a relação entre violência e linguagem  Language and Violence: Pragmatic Perspectives (John Benjamins). Paralelamente, pesquiso letramentos, contato linguístico e ideologias linguísticas. Além disso, sou editor associado das revistas Pragmatics (revista da International Pragmatics Association e John Benjamins) e Trabalhos em Linguística Aplicada (DLA/Unicamp e Scielo).

Perfil

Sou graduado em letras (Universidade Estadual do Ceará) e mestre e doutor em linguística pela Unicamp, orientado por Kanavillil Rajagopalan. Tenho mantido, desde o doutorado, colaboração com pesquisadores da University of California Berkeley, tendo feito doutorado sanduíche (2007-2008), pós-doutorado (2015-2016) e outras visitas breves e longas, sempre sob a supervisão de Charles Briggs.

Principais publicações

SILVA, DANIELLanguage and Violence: Pragmatic Perspectives.  Amsterdam: John Benjamins, 2017. 254p .

SILVA, DANIEL NASCIMENTO; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. (org.) . Nova pragmática: modos de fazer. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. v. 1. 325p .

SILVA, Daniel NascimentoPragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras/Faperj, 2012. 163p .

SILVA, DANIEL N.; SIGNORINI, INES . Ideologies about English as the language of science in Brazil. World Englishes, v. 39, p. weng.12454, 2020.

SILVA, Daniel Nascimento; PALMA, Daniela . Direitos humanos: perspectivas, mediações, práticas comunicativas – uma apresentação. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 57, p. 601-615, 2018.

SILVA, DANIEL NASCIMENTO. ‘A propósito de Linguística Aplicada’ 30 anos depois: quatro truísmos correntes e quatro desafios. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 349-376, 2015.

SILVA, DANIEL N.. Introduction: The pragmatics of discourse circulation. Pragmatics and Society, v. 6, p. 161-174, 2015.

LOPES, Adriana Carvalho ; FACINA, Adriana ; SILVA, Daniel Nascimento (org.) . Nó em pingo d’água: Sobrevivência, cultura e linguagem. Rio de Janeiro e Florianópolis: Mórula e Insular, 2019. v. 1. 290p.