CRISTIANE LAZZAROTTO VOLCÃO

CRISTIANE LAZZAROTTO VOLCÃO

[Lattes] [cristiane.volcao@cce.ufsc.br]

[sala de atendimento: sala 209/Bloco B/CCE]

Pesquisa

Coordeno atualmente um projeto de pesquisa que busca analisar e comparar dados de crianças brasileiras e portuguesas, durante o processo de aquisição fonológica. Meus estudos tem como pressuposto teórico a teoria gerativa, mais precisamente a Fonologia Autossegmental. Desenvolvi um modelo de análise da fonologia infantil em minha tese, defendida em 2009, e sigo aprimorando este modelo, chamado Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Também tenho interesse em estudar a aquisição fonológica em populações específicas, como em crianças que estão no Espectro do Autismo e crianças com Síndrome de Down.

Perfil 

Sou Bacharel em Fonoaudiologia e fiz Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, sob orientação da Professora Dr.ª Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, com período sanduíche na Universidade de Lisboa, com apoio financeiro do CNPQ. Fiz Pós-Doutorado no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, sob a supervisão da Professora Dr.ª Maria João Freitas, com apoio financeiro de CAPES. Sou professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2010, tendo iniciado minha carreira como professora universitária em 2006, na Universidade Federal do Pampa.

Principais publicações

LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane; FREITAS, M. J. (org.). Estudos em fonética e fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. 1Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 396p

MARQUES, T. F. ; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane . O processo de aquisição da lateral alveolar por gêmeos dizigóticos. Working papers em linguística (ONLINE), v. 19, p. 38-64, 2018.

RAMALHO, Ana M. ; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane ; FREITAS, M. J. . Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados das líquidas em português europeu. Matraga, v. 24, p. 497-527, 2017.

SEARA, I. C. ; NUNES, V. G. ; LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.

LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. O Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes: Uma nova abordagem para o desvio fonológico. Veredas (UFJF. Online), v. 16, p. 104-117, 2012.

Interesses

Aquisição fonológica, crianças, traços fonológicos.

Mais de Cristiane

http://fonapli.paginas.ufsc.br/