Mestrando do Programa ganha prêmio da Abralin

30/09/2021 14:10

 

No dia 30/09/2021, quinta-feira, a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) anunciou, durante o seu Congresso Internacional (InterAb), os ganhadores da edição 2021 do Prêmio Abralin. As categorias eram: Dance Linguística, Apresentação de Trabalho, Tecnologia e Inovação em Pesquisas Linguísticas, Divulgação e Popularização da Ciência Linguística, Prêmio Joaquim Mattoso Câmara Jr., e Melhor Artigo Publicado na Revista da Abralin. Cada categoria reconheceu acadêmicos e linguistas do Brasil em seus devidos objetivos, como pode ser conferido em https://www.abralin.org/site/premios/.

O acadêmico de Mestrado da Pós-Graduação em Linguística da UFSC e bolsista da FAPESC, Vitor Hochsprung, foi premiado com o segundo lugar na categoria Divulgação e Popularização da Ciência Linguística, que reconheceu esforços em apresentar trabalhos acadêmicos, através da mídia impressa e digital, que tenham por objetivo a divulgação de resultados de pesquisa em linguística para um público não especialista.

Hochsprung mantém um perfil na rede social instagram desde março de 2020. Com o usuário @vitorlinguistica, o estudante compartilha resultados de pesquisa e análise de fenômenos linguísticos por meio de várias estratégias de popularização, visando à compreensão das pessoas que não necessariamente são da área de Linguística. É uma prática comum do acadêmico divulgar ciência a partir de assuntos que estão ‘viralizados’, como é o caso de programas de entretenimento, eventos esportivos e elementos da cultura pop, como filmes, séries e músicas. Além disso, Vitor tenta trazer para o seu perfil conceitos acadêmicos de forma leve e divertida.

Ao premiar o ufsquiano, o Prof. Dr. Leandro Diniz (UFMG), membro da comissão avaliadora do prêmio, declarou: “a página @vitorlinguistica no instagram (segue o Vitor) aborda temas linguísticos de forma muito didática, criativa e bem-humorada, recorrendo a exemplos interessantes e convidando um alto público a observar e discutir certos fenômenos linguísticos.”

Atualmente, Vitor ultrapassa a marca de sete mil seguidores com suas mais de cem postagens discutindo Linguística. Sua preocupação é popularizar a ciência e fomentar, cada vez mais, o pensamento científico. Para o acadêmico, “falar de linguística é fazer as pessoas enxergarem ciência naquilo que elas dominam.”