Oficina | “Etnografia e linguagem”

31/08/2021 16:57

Nos dias 15 e 16 de setembro das 14:00 às 16:00, o PIPGLA/UFRJ e o PPGL/UFSC oferecerão a oficina online ETNOGRAFIA E LINGUAGEM, ministrada por Adriana Carvalho Lopes (UFRRJ/PIPGLA) e Daniel do Nascimento e Silva (UFSC/PPGL/PIPGLA). O oficina é gratuita e está aberta para discentes e docentes de pós-graduação de qualquer instituição. Haverá certificação.

Inscrições até 13 de setembro: CLIQUE AQUI E ACESSE

Textos para leitura: CLIQUE AQUI E ACESSE

Ementa: Esta oficina, a se realizar em dois encontros (15 e 16/9/2021, de 14h às 16h), discutirá princípios básicos de etnografia. Particularmente, a etnografia será abordada como método e teoria relevantes para a pesquisa situada da linguagem. O primeiro encontro versará sobre a poética da etnografia, a partir de textos escolhidos da obra A escrita da cultura, editada por James Clifford e Richard Marcuse e disponibilizados em português pela primorosa tradução de Maria Claudia Coelho. Leremos, nesse primeiro encontro, os textos de Coelho (2016), Clifford (2016) e Asad (2016). No segundo encontro, discutiremos duas etnografias, uma realizada no campo da linguística aplicada (Borba, 2016) e outra no campo da antropologia (Novaes, 2020). A etnografia linguística de Borba, que aborda o processo transexualizador no SUS, e a etnografia cultural de Novaes, que discute a produção e circulação musical do funk carioca, serão o fundamento para a discussão de etnografias contemporâneas, respectivamente sobre sexualidade e raça & juventude. Recomendamos que os/as participantes da oficina leiam os trabalhos sugeridos, de forma a se engajar nas discussões e atividades que acontecerão nos dois encontros.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Dia 1 – 15/9/2021 – Poética da escrita etnográfica (14h às 16h)

Coelho, Maria Claudia (2016) Sobre tropas e cornetas: apresentação à edição brasileira de Writing Culture. In: Clifford, James & George Marcus (Orgs.) A escrita da cultura: poética e política da etnografia, 7-26. Rio de Janeiro: Ed. UERJ.

Clifford, James (2016) Sobre a alegoria etnográfica. In: Clifford, James & George Marcus (Orgs.) A escrita da cultura: poética e política da etnografia, 151-182. Rio de Janeiro: Ed. UERJ.

Asad, Talal (2016) O conceito de tradução cultural na antropologia social britânica. In: Clifford, James & George Marcus (Orgs.) A escrita da cultura: poética e política da etnografia, 207-236. Rio de Janeiro: Ed. UERJ.

Dia 2 – 16/9/2021 – Etnografias sobre linguagem e produção cultural (14h às 16h)

Borba, Rodrigo (2016) O (des)aprendizado de si: transexualidades, interação e cuidado em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Novaes, Dennis (2020) Nas redes do batidão: técnica, produção e circulação musical no funk carioca. Tese de doutorado em antropologia social, Museu Nacional, Rio de Janeiro.