Nota de pesar

25/08/2021 16:00

Nota de Pesar

Florianópolis, 25 de agosto de 2021.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina vem a público manifestar suas condolências à família e aos amigos e ex-alunos do professor Nilson Lemos Lage, que faleceu na noite da segunda, dia 23 de agosto.

Nilson Lage foi professor do Departamento de Jornalismo da UFSC e lecionou no Programa de Pós-Gradução em Linguística. Ele foi uma referência não só para o campo do jornalismo, mas também para a formação e atuação de incontáveis professoras e professores de Língua Portuguesa que se ocupam cotidianamente do letramento midiático e jornalístico em suas salas de aula.

Um dos mais importantes pesquisadores dos estudos de jornalismo no Brasil, o professor Nilson Lage escreveu livros de referência, como “Ideologia e Técnica da Notícia”, “O controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente” e “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”. Além disso, formou profissionais do jornalismo e linguistas que atuam no PPGL, como o professor Adair Bonini. No início de sua carreira, também atuou como repórter no Diário Carioca, O Globo, Última Hora e Manchete.

O PPGL manifesta, assim, seu pesar pelo falecimento de um importante cientista, jornalista e professor, que contribuiu sobremaneira para a pesquisa e o desenvolvimento do país.

Em nome dos professores e professoras do PPGL, assina o professor Valter Pereira Romano,
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística.