Evento | Rolês Gramaticais

25/08/2021 14:17

Os Rolês Gramaticais começam na próxima semana, com o curso da Profa. Tatiane Macedo, de Macau. Neste curso, a partir de um pequeno conjunto de textos antigos escritos em português, tem-se como objetivo fornecer aos estudantes uma noção de como transcrever, editar e anotar morfológica e sintaticamente dados linguísticos.

O curso será estruturado em quatro sessões com duas horas de duração cada. A primeira sessão será uma exposição sobre os trabalhos com a linguística de corpus. As três demais sessões descreverão os passos específicos utilizados na construção de um corpus, tomando como exemplo o Corpus Histórico do Português Tycho Brahe. Exploraremos principalmente o software E-Dictor, desenvolvido por Paixão de Sousa, Kepler & Faria (2010), para transcrever, editar e anotar morfologicamente (POS – Parts of Speech) os dados. Por fim, serão utilizados o Corpus Draw e o Corpus Search para explorar como se trabalha com a anotação sintática e com buscas em textos anotados.

As inscrições são gratuitas!  Não perca essa oportunidade de aprender a trabalhar com corpus.

***

Os Rolês Gramaticais, série que tem como uma das organizadoras a professora Níbia Rech, do PPGL, são maratona de oito curso sobre os seguintes tópicos: (i) Anotação de corpora: procedimentos e contribuições para a pesquisa em linguística histórica (12 horas), ministrado pela Profa. Dra. Tatiane Macedo Costa (Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau); (ii) Comportamento das interrogativas-Q a partir de uma perspectiva diacrônica (6 horas), ministrado pela Profa. Dra. Mayara Nicolau (UFMG); (iii) Modalidade e verbos modais (12 horas), ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Ferreira (USP); (iv) Sujeito nulo no português brasileiro: uma mudança em progresso ou uma língua de sujeito nulo parcial? (12 horas), ministrado pela Profa. Dra. Aline Peixoto Gravina (UFFS); (v) Advérbios como diagnóstico: da cartografia para outras teorias (12 horas), ministrado pelo Prof. Dr. Aquiles Tescari Neto; e (vi) Sentenças exclamativas e as interfaces da gramática (12 horas), ministrado pela Profa. Dra. Karina Zendron da Cunha (FURB).

As inscrições serão gratuitas. Cada curso oferece um total de 30 vagas, que serão atribuídas por ordem de inscrição. Para efetuar a inscrição em cada um dos cursos, seguir as orientações que constam nos cartazes de divulgação. A certificação será atribuída via SIGPEX/UFSC (Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e Extensão).