SOBRE BOLSAS E CORTES – INFORMAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO PPGL

21/03/2020 16:24

Prezadxs, sabemos que muitxs estão apreensivxs – e com razão. Até o momento, as informações são as seguintes:

  • Não houve cortes nas bolsas do CNPq.
  • Bolsistas que RENOVARAM suas bolsas – em fevereiro –  têm as bolsas mantidas; bolsas a renovar durante o ano devem ser renovadas, desde que não aconteçam mais cortes.
  • Lembramos que a Secretaria avisou todxs xs bolsistas sobre a renovação.
  • Ingressantes na pós em 2020: foram atribuídas bolsas CNPq para os 5 primeiros classificados na seleção de bolsistas: Karyna Landra Marcelino, Vitor Hochsprung, Ariele Helena Holz Nunes, Tayná Miranda de Andrade e Jefferson Michels. Essas bolsas estão mantidas.
  • Ainda sobre as bolsas de ingressantes, tanto do doutorado quanto do mestrado (mestrado, depois da sexta posição na classificação da seleção de bolsas): são essas que estão numa situação mais delicada. Os cortes foram realizadas na bolsas de quem concluiu o prazo (2 anos para mestrado e 4 de doutorado). Assim, 15 bolsas (9 de doutoramento e 5 de mestrado) foram excluídas.
  • Tendo em vista o item 5, a coordenação e a Comissão de Bolsas se reunirão na segunda para a decisão sobre as bolsas de mestrado que restaram, baseados na classificação da seleção de bolsas.

É preciso dizer que  o PPGL está procurando associações e parcerias para reverter o quadro que, como afirmado na Nota de Repúdio, aponta para a completa ausência de solidariedade. Estamos preocupados com todxs xs alunxs e em contato com a representação discente.

Até terça-feira, dia 24 de março, daremos mais notícias.

 

Um abraço!

 

Atilio e Cristine