MARY ELIZABETH CERUTTI-RIZZATI

MARY ELIZABETH CERUTTI-RIZZATI

[Lattes] [ma.rizzatti@gmail.com]

 

Pesquisa

Atuando no campo da educação escolar em Língua Portuguesa desde 1983, o foco de minhas mais de três décadas de carreira é a escola pública no Sul do Brasil em se tratando da linguagem. Tendo orientado vinte dissertações de Mestrado e dez teses de Doutorado neste campo, além de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, sempre no âmbito do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, que coordeno desde a década de 2000, levo a termo, no momento, a conclusão de minhas atividades acadêmicas e de orientação com a finalização de três teses de Doutorado, tendo migrado, em 2019, da condição de ‘membro permanente’ para a condição de ‘membro colaborador’ do PPGLg/UFSC. As pesquisas de meu Grupo ocupa[ra]m-se de compreender a leitura, a escritura, os conhecimentos gramaticais e o sistema de escrita alfabética, sempre do âmbito das relações de convivência humana, sob uma ancoragem histórica e cultural. Trata-se de estudos que atentam para fundamentos filosóficos e epistemológicos da escolarização em linguagem na Educação Básica, no que concerne a implicações desses fundamentos no escopo teórico e nas propostas metodológicas nesse âmbito, sob uma abordagem descritiva, explicativa e propositiva.

Perfil

Tenho graduação em Letras Língua Portuguesa, Mestrado em Linguística pela PUC/RS e Doutorado em Letras pela UFRGS, com Pós-Doutorado na Università degli Studi di Bari Aldo Moro, na Itália, no campo da Filosofia da Linguagem. Tendo transitado pelos Estudos do Letramento por alguns anos, minha abordagem mais recente se afasta de implicações dos Estudos Culturais para retomar filiações mais efetivamente comprometidas com o paradigma emancipatório. Em meu histórico, coordenei a área de Linguagem e o componente de Língua Portuguesa nas Propostas Curriculares de Santa Catarina, versão de 2014, e de Florianópolis/SC, versão 2016, assim como atuei na Coordenação de Linguagem em Programas Federais como o Pró-Letramento Linguagem e Programa Interinstitucional de Iniciação à Docência. Encontro-me em fecho de carreira.

Principais publicações

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth (org.). Cultura escrita e escolarização: alfabetismo e leitura. Florianópolis: Insular/UFSC, 2013 250 p.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Huminal. São Carlos/SP: Pedro&João, 2018. 214p.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; BRAZZAROLA, Giorgia Tradução para: PONZIO, Luciano. Visões do texto. São Carlos/SP: Pedro&João, 2017.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; TOMAZONI, Eloara. Gêneros do discurso e educação em linguagem: [in]quietudes. In: SWEDER Souza; SOBRAL, Adail. (Org.). Gêneros, entre o texto e o discurso: questões conceituais e metodológicas. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2016. p. 71-88.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; MOSSMANN, Suziane da  Silva. ; IRIGOITE, Josa Coelho da Silva. Olhares para encontros mediados pela escrita: uma proposta de reconfigurações conceituais e metodológicas. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves (Org.). Significados e ressignificações do letramento. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2016, v. 1, p. 143-167.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; PEREIRA, Hellen Melo. Linguística, educação e política: para além da academia. Letras de Hoje, v. 54, p. 359-368, 2019.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Revel na escola: alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 17, p. 1-15, 2019.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; DELLAGNELO, Adriana Kuerten. Implicações e problematizações do conceito de intersubjetividade: um enfoque na formação do profissional de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 16, p. 107-132, 2016.

CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth; IRIGOITE, Josa Coelho da Silva. Aula de Português: sobre vivências (in)funcionais. Alfa: Revista de Linguística, v. 59, p. 255-280, 2015.

Interesses

Meu interesse, ao longo de mais de três décadas de carreira, foi/é a educação em Língua Portuguesa/Linguagem na escola pública gaúcha e catarinense, sempre na perspectiva histórica e cultural das relações de convivência humana.