MAILCE BORGES MOTA
MAILCE BORGES MOTA
[Lattes] [mailce@cce.ufsc.br] [Bolsista PQ1D/CNPq]
Pesquisa
O foco da minha pesquisa é a interação entre o processamento da linguagem e outras cognições, principalmente a memória e a atenção. Nos estudos que realizamos no Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing) investigamos a relação entre o processamento linguístico (lexical, morfológico, sintático) e sistemas de memória (declarativa, procedural, de trabalho) e atencionais, em populações variadas (adultos, crianças, bilíngues precoces e tardios, indivíduos com e sem transtornos do desenvolvimento, com alta e baixa escolaridade, em processo de aprendizagem da leitura), tanto na produção quanto na compreensão da linguagem. Nossos estudos fazem uso de métodos comportamentais online tradicionais, fisiológicos (rastreamento ocular) e eletrofisiológicos (EEG/ERP). Coordeno o LabLing e tenho colaboração com colegas no Instituto do Cérebro da PUCRS, UFRN, UFJF, Max Planck Institute for Psycholinguistics (Holanda), University of Bristol (UK), University of Birmingham (UK), Macao Polytechnique Institute e Radboud University (Holanda). Toda a minha produção científica e a do LabLing está disponível para download em http://www.labling.ufsc.br/.
Perfil
Sou licenciada em Letras Português-Inglês (UFSC), mestre (1995) e doutora (2000) em Língua Inglesa pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês (UFSC), onde fiz pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Barbara Oughton Baptista. Durante o doutorado fiz estágio doutoral no Departamento de Linguística da Universidade de Minnesota (Estados Unidos, 1998-1999), sob supervisão do Prof. Dr. Andre Cohen. Fiz pós-doutorado no Departamento de Neurociências da Georgetown University (Estados Unidos, 2008-2009), sob supervisão do Prof. Dr. Michael Ullman, e estágio senior no Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen (Holanda, 2017-2018), sob supervisão do Prof. Dr. Peter Hagoort. Sou membro fundadora e pesquisadora associada da Rede Ciência para Educação (http://cienciaparaeducacao.org/) e Professora Titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC.
Principais publicações
MOTA, M.B.; BUCHWEITZ, A. (org.). Psycholinguistics: implications for the classroom. Ilha do Desterro, v.72, n.3, 2019. [número temático]
MOTA, M.B.; NAME, C. (org.). Interface linguagem e cognição: contribuições da Psicolinguística. Tubarão: Copiart, 2019.
LIMBERGER, B.; MOTA, M.B.; BUCHWEITZ, A. (org.). Bilinguismo e multilinguismo. Caderno de Letras, n. 35, 2019. [número temático].
LENT, R. ; BUCHWEITZ, A.; MOTA, M.B. (org.). Ciência para educação: uma ponte entre dois mundos. São Paulo: Atheneu, 2018.
BUCHWEITZ, A. ; MOTA, M.B. (org.). Linguagem e cognição: processamento, aquisição e cérebro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015.
WEN, Z.; MOTA, M.B.; McNEILL, A. (org.). Working memory in second language acquisition and processing. Bristol: Multilingual Matters, 2015.
MOTA, M.B..; MASCARELLO, L. J.; TOASSI, P. (org.). Psicolinguística: estudos recentes em aquisição e processamento da linguagem. Fórum Linguístico, v.11, n.3, 2014. [Número temático]
Interesses
Processamento da linguagem (lexical, morfológico, sintático). Sistemas de memória. Atenção e funções executivas. Bilinguismo. Transtornos de aprendizagem. Rastreamento ocular. EEG/ERP.
Textos
Disponíveis no LABLING
Mais de Mailce