ANA PAULA SANTANA

ANA PAULA SANTANA

[Lattes] [anaposantana@hotmail.com]

[Bolsista PQ2/CNPq]

Pesquisa

Tenho, atualmente, duas pesquisas principais: Avaliação da Compreensão da Linguagem financiada pela Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e relacionada à língua de pesquisa Cognição e Uso e Estudos do Campo Discursivo e a pesquisa Ações Transdiciplinares: do contexto clínico ao educacional, relacionada à linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de língua portuguesa e a linha estudo do campo discursivo. As pesquisas que desenvolvo partem de uma perspectiva histórico-cultural. Sou líder do grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Audição: implicação para saúde e educação e pesquisadora do Núcleo em Linguística Aplicada (NELA/UFSC)  e do grupo de Estudos da Linguagem e do Envelhecimento (UNICAMP).

Perfil 

Possuo graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza, Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Fiz estágio de Pós-Doutorado em Historia Cultural na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines. Sou professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina e da Pós-Graduação em Linguística (UFSC). Sou membro do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. E possuo experiência nas áreas de Fonoaudiologia, Linguística e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Letramento, Surdez, Neuroliguística, Linguística Aplicada, aquisição da linguagem oral e escrita, Clínica da Linguagem.

Principais publicações

SIGNOR, R ; BERBERIAN, A.P. ; VIEIRA, S. K. ; SANTANA, A. P. . Distúrbio de Processamento Auditivo X Dificuldade de leitura e escrita: há uma relação. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 581-607, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-63982018000300581&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

SANTANA, A. P.; SANTOS, K. P.  A perspectiva sócio-histórica como método de análise da linguagem na clínica fonoaudiológica. BAKHTINIANA – REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 12, p. 174-190, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732017000200174

UCEDO, D. M. ; SANTOS, K. P. ; SANTANA, A. P. A fala espontânea na demência frontotemporal: uma análise a partir da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva. CODAS, v. 27, p. 01-06, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2317-17822017000400400&script=sci_abstract&tlng=pt

SANTANA, A. P.; BERGAMO, A. O livro em lingua de sinais: estudo comparativo entre Brasil e França. In: Andrea Benvenuto ; Gildas Brégain ; Martial Meziani. (Org.). Perspectivas comparadas sobre discapacidad : Francia-América Latina. 1aed.Buenos Aires: Estudios Sociológicos Editora, 2019, v. , p. 01-132. Disponível em: http://estudiosociologicos.org/-descargas/eseditora/perspectivas-comparadas-sobre-discapacidad/perspectivas-comparadas-sobre-discapacidad.pdf

SIGNOR, R. ; SANTANA, A. P. . TDAH e medicalização: implicações neurolinguísticas e educacionais do Déficit de Atenção/Hiperatividade. 1.. ed. São Paulo: Plexus, 2016. 208p .  (Livro)

SANTANA, A. P. Surdez e Linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas 5a. edição. São Paulo: Plexus, 2016. 268p (Livro)