ANA CLÁUDIA DE SOUZA

[Lattes] [anacs3@gmail.com]

Pesquisa

Desde 2019, desenvolvo o projeto de pesquisa “Métodos de investigação em leitura no Brasil”. Investigo fundamentalmente aspectos relativos ao processamento, à compreensão e à pesquisa em leitura, além de me dedicar ao estudo da formação do leitor e do formador de leitores, o professor. Sou pesquisadora do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) – UFSC.

Perfil

Sou licenciada em Letras-Português e inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1996). Fiz mestrado (1998) e doutorado (2004) na Pós de Linguística da UFSC. O mestrado, sob a orientação da Profa. Claudia Borges de Fáveri, foi desenvolvido na área da Fonologia, e o doutorado, em Psicolinguística, foi realizado sob a orientação da Profa. Loni Grimm-Cabral e coorientação do Prof. Cassio Rodrigues.  Realizei pós-doutorado em 2006 sob a supervisão do Professor Heronides Maurílio de Melo Moura, tendo estudado o processamento em leitura de textos metafóricos. Além de docente no PPGL, sou professora orientadora de estágio do Curso de Letras-Português da UFSC e atuo, portanto, diretamente em escolas públicas de educação básica.

Principais publicações

SOUZA, Ana Cláudia de; SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; KRATOCHVIL, Claudia Finger; BARETTA, Luciane; BACK, Angela Cristina Di Palma (org.). Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita. 1. ed. Florianópolis: Insular, 2019. v.1.

LAZZAROTTO-VOLCAO, Cristiane; SOUZA, Ana Cláudia; QUAREZEMIN, Sandra (org.). Dossiê especial: Aquisição da linguagem, Florianópolis, Fórum Linguístico, v. 16, n. 2, 2019. 106p.

SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; SOUZA, Ana Cláudia de. Análise de “Ideias para ensinar português para alunos surdos”: Como fica o ensino da leitura?. Linguarum Arena, v. 10, p. 9-22, 2019.

SOUZA, Ana Cláudia de; CARVALHO, Margarete Gonçalves Macedo de. Professor- leitor: o que dizem as pesquisas brasileiras?, (Con)textos Linguísticos, v.13, n.26, p.156-175, 2019.

FLORES, Onici Claro; BARETTA, L.; SOUZA, A. C. (org.). Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita. Santa Cruz do Sul, Signo, v.43, n.77, 2018.

SOUZA, Ana Cláudia de; WEIRICH, Helena Cristina; PROCAILO, Leonilda. A compreensão da argumentação linguística: hipótese de interação entre leitura e oralidade. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, n. 2, p. 873-901, 2017.

SEIMETZ-RODRIGUES, Cristiane; SOUZA, Ana Cláudia de. Ensino da leitura a surdos: o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica. Linguagem & Ensino (UFPel), v. 19, n. 1, p. 55-79, 2016.

SOUZA, Ana Cláudia de; HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos. Letras de Hoje, v. 50, p. 22-31, 2015.

SOUZA, Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: Núcleo de Publicações CED, 2012.

SOUZA, Ana Cláudia; OTTO, Claricia; FARIAS, Andressa da Costa (org.). A escola contemporânea: uma necessária reinvenção. Florianópolis: Núcleo de Publicações CED, 2011.

Interesses

Processamento e aprendizagem em leitura. Compreensão leitora. Formação do leitor. Formação de professores para o ensino da leitura.

Textos para Download

Livro “Diálogos Linguísticos para a leitura e a escrita”

Dossiê especial: “Aquisição da linguagem”

Artigo “Análise de “Ideias para ensinar português para alunos surdos”: Como fica o ensino da leitura?”

Artigo “Professor- leitor: o que dizem as pesquisas brasileiras?”

Dossiê “Processamento e aprendizagem de leitura e de escrita”

Artigo “Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos”