ADAIR BONINI

[Lattes] [adair.bonini@gmail.com]

[Bolsista PQ2/CNPq]

Pesquisa

Minhas investigações recentes têm enfocado o estudo de gêneros do discurso em uma abordagem crítica (neomarxista), envolvendo uma teorização a partir de pressupostos de Norman Fairclough, Paulo Freire e Mikhail Bakhtin. Coordeno dois projetos de pesquisa. O projeto “Jornal escolar digital, políticas de ensino de práticas jornalísticas e a aprendizagem crítica”, desenvolvido com bolsa de Produtividade em Pesquisa PQ2 do CNPq, tem por objetivo analisar experiências de produção de jornais escolares digitais, considerando as políticas de ensino de práticas jornalísticas que regem essas experiências e os potenciais para a ação crítica que esse trabalho oportuniza. Já o projeto “Análise crítica de gêneros e políticas de ensino de práticas de linguagem” busca: a) contribuir para a reflexão acerca de problemas sociais perpassados pela linguagem, envolvendo questões identitárias, relacionais e representacionais; b) aperfeiçoar a metodologia de pesquisa da Análise Crítica de Gêneros; e c) entender como explicações dominantes e não dominantes das práticas de linguagem ganham lugar em políticas de ensino e aprendizagem, mediante o estudo de dispositivos reguladores (currículos, livros didáticos, manuais práticos, programas educativos etc.). Sou membro do NELA – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada da UFSC.

Perfil

Sou graduado em Letras-Português pela Universidade Estadual de Maringá (1992), com doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), e pós-doutorado em Análise do discurso e glotopolítica pela Universidade de Buenos Aires (2018) supervisionado por Elvira Arnoux. Além do PPGL tenho atuado também no Mestrado Profissional em Letras, no curso de letras-português (principalmente com as disciplinas de Linguística Aplicada e Análise do discurso) e em outros cursos de graduação da UFSC com a disciplina de Práticas de leitura e produção textual na esfera acadêmica.

Principais publicações

BONINI, Adair. Las políticas de enseñanza de prácticas periodísticas y la producción de periódicos escolares en Argentina y Brasil. Signo y seña, n. 35, p. 107-126, 2019. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/sys/article/view/6940/6171

BONINI, Adair; ROCHA, Claudia Hilsdorf; GONZALEZ, Fernando Jaime; KLEBER, Magali Oliveira; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; MACIEL, Ruberval Franco. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno IV – Linguagens. (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio). Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Curitiba: UFPR / Setor de Educação, 2014. 47p. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-IV-LINGUAGENS-FINAL.pdf

BONINI, Adair; SOARES, Vanessa Arlésia Ferretti Soares; SILVA JUNIOR, Carlos Borges; LIMA, Vanessa Wendhausen (Org.). Os gêneros do jornal. Florianópolis: Insular, 2014. 256p.

BONINI, Adair. Análise crítica de gêneros discursivos no contexto das práticas jornalísticas. In: SEIXAS, Lia; PINHEIRO, Najara Ferrari (Org.). Gêneros: um diálogo entre comunicação e Linguística Aplicada. Florianópolis: Insular, 2013. p. 103-120.

BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Débora de Carvalho (Org.). Genre in a changing world. Fort Collins; West Lafayette: The WAC Clearinghouse; Parlor Press, 2009. 504p. Disponível em: http://wac.colostate.edu/books/genre/genre.pdf

MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; ROTH, Désirée Motta (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. 1São Paulo: Parábola Editorial, 2005. 295p . (4ª reimpressão, julho de 2014).

Interesses

Meus interesses de pesquisa contemplam os gêneros do discurso, o discurso, o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, e a pedagogia crítica, focalizando a linguagem em termos da participação social crítica e da reflexão sobre superação de desigualdades sociais, principalmente, dentre outros, no que tange ao tema da democratização da comunicação.