ROSÂNGELA PEDRALLI

ROSÂNGELA PEDRALLI

 [Lattes] [rosangelapedralli@hotmail.com]

 

Pesquisa

Mantenho, atualmente, dois projetos de pesquisa: Educação Linguística na perspectiva histórico-cultural: conhecimento e formação humana e A apropriação da escrita em processos de alfabetização: relações entre materialismo histórico-dialético, psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Em linhas gerais, pesquiso Educação Linguística na Formação Humana pela Escola de Vigotski, numa ancoragem filosófica marxista, portanto. Há, em minha trajetória de pesquisa, alguma inclinação à alfabetização, sem, contudo, descurar da investigação sobre a apropriação e o ensino de Língua Portuguesa ao longo de todo o percurso formativo, incluindo o Ensino Superior. Sou vice-líder do Grupo de Estudos Cultura Escrita e Escolarização (CNPq/UFSC), vinculado ao NELA (UFSC) – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada –, e faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski – GEPEVI.

Perfil 

Sou graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuei como professora-formadora no Pró-Letramento Linguagem (2010-2012), docente-executiva de Língua Portuguesa na Atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e coordenadora adjunta de Linguagem e supervisora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2013-2018). Atualmente, sou professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, docente permanente no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC e do Mestrado Profissional em Letras/UFSC.

Principais publicações

PEDRALLI, Rosângela. O lema “partir da realidade dos sujeitos” e organização de ações didático-pedagógicas em um exercício de atenção às vivências dos alunos. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 107-130, 2017.
PEDRALLI, Rosângela; DALLAGNELO, A. C. K. (Orgs.). A relevância da perspectiva histórico-cultural vigotskiana para profissionais ocupados com educação escolar em linguagem. 4. ed. Florianópolis: Fórum Linguístico, 2016. v. 1. 128p.

PEDRALLI, Rosângela. Da rarefação ao apagamento da modalidade escrita da língua em classe de Alfabetização de Jovens e Adultos: uma análise de ações didático-pedagógicas dissociadas de eventos de letramento. EJA em debate, v. 3, p. 77-99, 2014.

DISTÉFANO, Elisa Gugelmin; MACHADO, N. A. F.; PEDRALLI, Rosângela. Fonoaudiologia e Educação de Jovens e Adultos. In: Irene Queiroz Marchesan. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 0São Paulo: Roca, 2014, v. 01, p. 478-487.
PEDRALLI, Rosângela; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 13, p. 771-788, 2013.

Interesses

Educação Linguística na Formação Humana pela Escola de Vigotski.

Mais de Rosângela

https://nela.cce.ufsc.br/