Egressos 2022

EGRESSOS 2022


DOUTORADO

Giovana Reis Lunardi [lattes]: Doutora em Linguística no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa Cognição e Uso, orientada pelo professor Doutor Fábio Lopes da Silva. Mestre em Letras/área de Concentração em Estudos Linguísticos pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Roberto Baron [lattes]: Doutorado no programa de pós-graduação em Linguística, Área de concentração – Linguística Aplicada, Linha de pesquisa – Ensino e aprendizagem de língua portuguesa, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua como professor de língua portuguesa e inglesa e respectivas literaturas.

Trícia Tamara Boeira do Amaral [lattes]: Professora Adjunta lotada no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), nos cursos de Licenciatura em Letras, atuando nas disciplinas de Fundamentos de Língua Latina; Filologia Românica; Práticas de Leitura e Escrita e Produção Textual.

Camila de Almeida Lara [lattes]: Camila de Almeida Lara é doutora em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil), com período de doutorado sanduíche na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (programa CAPES – PRINT). É mestre em Linguística (UFSC) e também especialista em Teorias Linguísticas Contemporâneas (Universidade Federal da Fronteira Sul – Brasil).

Maria Alejandra Godoy Roa [lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2009) e em Estudos Literários (2012) pela Pontificia Universidad Javeriana – Bogotá, Colômbia.

Lívia de Mello Reis [lattes]: Doutora (2022) e Mestra (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela (2014) e Licenciada (2020) em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma instituição.

Nathalia Muller Camozzato [lattes]: Doutora e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras – Língua e Literatura Vernácula na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariane Garin Belando [lattes]: Mestra em Linguística pela UFSC (2017). Atualmente é doutoranda, também pela UFSC, com pesquisas nas áreas de Fonética e Fonologia do português, do espanhol e do inglês, sobretudo em relação ao comportamento das estruturas silábicas.

Thiago Ramos de Albuquerque [lattes]: Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela UFPE e Doutor em Linguística pela UFSC. Atualmente, é Professor Adjunto de Libras na UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Maíra de Sousa Emerick de Maria [lattes]: Mestra (2015) e Doutora (2022) em Linguística pela UFSC. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina e tutora no Curso de Letras Português EAD da Universidade Federal de Santa Catarina.

Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho [lattes]: Doutora em Linguística pela UFSC; mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Atualmente, desempenha a função de Procuradora Educacional Institucional na Pró-reitoria de Ensino do IFSC.

Josué Jorge Cruz [lattes]: Possui doutorado (2022) e mestrado (2017) em Linguística pela UFSC, sendo licenciado em Letras com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande (2003).

Bruna Alexandra Franzen [lattes]: Doutora em Linguística, na área de concentração Psicolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB (2012). Atualmente, é professora na Educação Básica e na Educação Técnica.

Renata Santos [lattes]: Doutora em Linguística (2022) pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, com pesquisa desenvolvida na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de italiano como língua estrangeira na esfera escolar.

Rúbia Carla da Silva [lattes]: Doutora em Linguística – área de concentração: Linguística Aplicada (UFSC). Professora em cursos de Pós-graduação (especialização) na área de Educação Especial, Libras e Psicopedagogia.

Aline Olin Goulart Darde [lattes]: Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Cláudia Fabre Eltermann [lattes]: Atualmente, é professora leitora na Universidade de Pequim, na China, no âmbito do Programa Leitorados Guimarães Rosa. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Cristian Edevaldo Goulart [lattes]: Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor efetivo de língua portuguesa na rede municipal de Palhoça.

Priscila de Sousa [lattes]: Pedagoga e Licenciada em Letras – Língua Portuguesa, possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina e é Doutora em Linguística pela mesma universidade.

Vanessa Goes Denardi [lattes]: Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Atua como docente na Faculdade Estácio Florianópolis e como professora-tutora EAD no Centro Universitário Estácio de Santa Catarina.


MESTRADO

Brenda Talissa Pires [lattes]: Mestre em Linguística, na área de concentração Psicolinguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2022). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma instituição de ensino (2018).

Crisiane de Freitas Soares  [lattes]: Pós-Graduada em Linguística (Mestrado) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2022); Pós-Graduada em Libras (Especialização) pela Faculdade Internacional Signorelli (2013); Graduada em Letras – Libras Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2012).

Francielly Rosana Freitas [lattes]: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). É Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN/UFSC).

Graciela Massironi Carús [lattes]: Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, (2016) Bacharel em Letras Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2022).

Pedro Vitor Freixiela Adamczyk [lattes]: Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Mestre em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2022). Doutorando em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2023- ). Pesquisa na área de psicolinguística.

Thais Deamici de Souza [lattes]: Graduada em Letras – língua portuguesa e literatura correspondente pela FAPA – Faculdade Porto-Alegrense, em 2010. Mestra em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisadora em Análise do Discurso.

Ana Paula Tomaz Cardoso [lattes]: Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, em 2018 e, mestre em Linguística pela mesma universidade, com pesquisa destinada à Aquisição da Linguagem em Surdos. Foi bolsista do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN/CCE/UFSC), entre 2019 e 2021, com financiamento do CNPq.

Luiz Fernando Hilleshein [lattes]: Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Linguagens e Educação a Distância (UFSC).

Tayná Miranda de Andrade [lattes]: Mestra em Linguística Aplicada pelo PPGL UFSC. Tem sua área de atuação em Língua Portuguesa, como docente na Educação Básica, no ensino técnico e em cursos pré-vestibulares.

Vitor Hochsprung [lattes]: Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da Profa. Dra. Sandra Quarezemin e coorientação do Prof. Dr. Márcio Martins Leitão, com bolsa CNPq.

Bruna Estefani Libano Alves [lattes]: Formou-se na Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação em Letras Libras e pós-graduação em mestrado em Linguística com foco em fonética e fonologia da Libras. Atualmente trabalha como professora substituta na UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina.

Carolina Fabricia Narciso [lattes]: Bacharel (2019) e Licenciada (2020) em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística na mesma Universidade, onde desenvolve pesquisa sobre o conceito de libertação em Paulo Freire, na área de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

Cristiane Alves Silva [lattes]: Fonoaudióloga clínica, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (Gelce/ UFSC)

Jéssica da Rosa Perdigão [lattes]: Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Linguística – GEPEL e vinculada ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC).

Letícia Emília Krieck [lattes]: Mestra e Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na área de Teoria e Análise Linguística e é vinculada ao Núcleo de Estudos Gramaticais (UFSC).

Leticia Ferreira Camargo [lattes]: Doutoranda em Linguística (bolsista UNIEDU/SC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa de Estudos do Campo Discursivo, é mestra pelo mesmo programa tendo pesquisado discursos de hesitação e recusa vacinal durante a pandemia de covid-19 no Brasil

Daniel Abud Marques Robbin [lattes]: Graduado em Letras – Português/Espanhol pela UFMS/CPAN. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração “Sociolinguística e Dialetologia”, e na linha de pesquisa Contato, Variação e Mudança. Doutorando em Letras (Sociolinguística) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.