O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Egressos 2024

EGRESSOS PPGL 2024


 Doutorado

Alice Ribeiro Dionizio [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Estudos Linguísticos (2019) e graduada em Letras (2017) – Português e Espanhol – pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atualmente, é professora de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Chapecó.

Ana Beatriz Oliveira Ribeiro [Lattes]: Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada no curso de Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desde 2022, atua como revisora textual no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC).

Ana Paula Simões Pessoa [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2020) e Graduada em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (2017).

Andressa Regiane Gesser [Lattes]: Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras na Universidade Regional de Blumenau- FURB-(2013-2017). Professora da rede municipal de ensino de Blumenau e da rede estadual de ensino em Santa Catarina.

Daniela Cristina da Silva Garcia [Lattes]: Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela UFSC. É membra do Núcleo em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina e do grupo de estudos Cultura escrita e escolarização no âmbito do mesmo Núcleo.

Dayane Lima Viana [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestra em Letras pelo PPGL da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Letras Língua Portuguesa pela UFAM. É membra do Comitê Científico do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA/UEA). Atualmente, é professora substituta do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Deise Stolf Krieser [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduação em Letras pela FURB. Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) e coordenadora de curso do UNIASSELVI.

Dohane Julliana Roberto [Lattes]: Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é servidora pública do magistério município de Florianópolis. Participa dos Grupos Estudos de Alfabetização (GRUPA), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), do Laboratório Linguística na Escola (LALESC) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Compreensão (GEPLEC), ambos da UFSC.

Elisabeth da Silva Eliassen [Lattes]: Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). É integrante do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) – UFSC/CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Atua como fonoaudióloga clínica.

Francinei Rocha Costa [Lattes]: Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Docência em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e graduação em Letras/Libras, com habilitação em Licenciatura em Libras. Atualmente, atua como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Glauco Wright da Silva [Lattes]: Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras Tradução Inglês pela UnB, graduação em Letras – Português e, graduação em Letras – Inglês pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É professor efetivo de LEM-Inglês da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), no Centro Interescolar de Línguas do Guará, desde 2000.

Hanna Beer Furtado [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Linguística Aplicada e Aquisição de Línguas na Universitat de Barcelona e bacharela em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É tradutora audiovisual e intérprete de Libras <> português <> inglês, tendo em seu histórico a interpretação de conferências e workshops junto a organizações internacionais de renome como a Organização das Nações Unidas (ONU), European Telecommunications Standards Institute (ETSI) e World Association of Sign Language Interpreters (WASLI). Integrou o Núcleo de Aquisição de Língua de Sinais (NALS/UFSC).

Igor Valdeci Ramos da Silva [Lattes]: Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É integrante do Grupo de Estudos Linguísticos da Libras (GELL).

Iverson Custódio Kachenski [Lattes]: Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Filosofia e Especialista em Direito Penal e Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Bacharel em Filosofia e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Jerlan Pereira Batista [Lattes]: Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Teoria e Análise Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) polo em Fortaleza/CE. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário CESMAC. Atuou como professor substituto na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), em 2022, e como professor substituto de Libras – Departamento de Libras (DLSB), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, em 2021.

Larissa Malu dos Santos [Lattes]: Doutora e Metra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras Português pela UFSC. É participante do Grupo de Pesquisa “Cultura Escrita e Escolarização”.

Marcia Nagel Cristofolini [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (ACE). Atualmente, é supervisora efetiva e formadora da alfabetização no município de Garuva – SC.

Pietra Cassol Rigatti [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou sanduíche no antigo Haskins Laboratories, na Yale University. Mestra em Letras, linha de pesquisa em Psicolinguística, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Letras (Licenciatura em Português e Inglês) pela UFRGS. Desde 2019, faz divulgação científica da linguística na rede social Instagram com o perfil Língua Ciência.

Priscilla Fonseca Cavalcante [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação de Surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Possui licenciatura em Letras/Libras (UFSC) e em Pedagogia com ênfase bilingue (Português-Libras) (INES). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Metodista do Instituto Metodista Bennet. Atua como professora assistente do Departamento de Ensino Superior (DESU/INES), como Coordenadora de Polo INES/EAD/DESU e Coordenadora de Disciplina Libras pelo CECIERJ/CEDERJ. Está na Coordenação de Projetos Educacionais e Tecnologicos (COPET) do DDHCT/INES.

Sabrine Weber [Lattes]: Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período sanduíche em Universidad de Buenos Aires. Mestra em Letras, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSM. Atuou como professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de 2018 a 2020.


 Mestrado

Agata Lechner Salvio [Lattes]: Mestra em Linguística (2024) e licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Desde 2016 até 2024 foi membro do grupo de professores de língua espanhola dos Cursos Extracurriculares de idiomas da UFSC. Nos anos 2016, 2017 e 2018, integrou o corpo docente do Espanhol sem Fronteiras (EsF), curso vinculado ao Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério de educação (MEC). Desde 2016 participa do projeto de pesquisa e extensão Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade (CEEMO) na UFSC.

Alysson Saraiva de Oliveira [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Libras e educação para surdos.

Ana Maria Santiago [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2016, faz parte do Projeto de Pesquisa Estudo das línguas do Golfo da Guiné. De 2019 a 2021, atuou como professora voluntária do
PET Idiomas: Cursos de línguas e cursos de formação.

Apolo Vincent Silva de Oliveira [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Especialista em Estudos linguísticos (UNIBF) e Neuropsicopedagogia (UNIBF). Psicanalista (Coletivo Dijeje).

Carolayne Loch Hinghaus [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras – Alemão bacharelado (2019) e licenciatura (2022), pela mesma instituição. Atuou como professora de alemão no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), PET-Idiomas, Idiomas sem Fronteiras (IsF) e no projeto de extensão Cursos Extracurriculares (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos – UFSC (2023).

Caroline Coltrin Pereira [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi monitora da disciplina Semântica Formal (2017) e professora de gramática e interpretação de textos no cursinho pré-vestibular PROCEU Conhecimento (2016 – 2019).

Cristiane Martins de Paula Luz [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL. É graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2001) e em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2021), pós-graduada pela Universidade da Amazônia – UNAMA (Grandes Transformações do Direito Processual – 2007), pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (Direito Público – 2009), pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (Sistemas de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa – 2019), pela PUC-MINAS (Revisão de Textos – 2021) e pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Ensino e Gramática – 2023). É ocupante do cargo de analista judiciário na Justiça Federal de Santa Catarina, com lotação e exercício na 7 Vara Federal de Florianópolis/SC.

Diego Rodrigues Lopes [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutorando no PPGL e atua como professor de Língua Portuguesa e Literaturas pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC.

Eduarda Catarina Rodrigues Lucena [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade da Amazônia (2018). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura em sala de aula; e Língua Portuguesa: uma abordagem textual, ambas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é assistente em administração na Universidade Federal do Pará, na função de Coordenadora de Residências em Saúde – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

Elisama Garcia Carneiro [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Graduada em Linguagem e Comunicação (licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná. De 2018 a 2019, foi professora de Língua Portuguesa e Literaturas no Colégio Energia Ativa.

Graziele Nack [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada (licenciatura) em Letras Língua Espanhola e Literaturas (2014) e em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (2018) pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Estudos no Campo Discursivo. Atua como redatora e revisora de textos no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e como revisora e tradutora editorial autônoma. Já foi professora voluntária de português como língua de acolhimento na ONG Círculos de Hospitalidade, em Florianópolis, e de português para estrangeiros no curso extracurricular da UFSC.

Greise Schmitz de Bitencourt [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o grupo de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), onde desenvolve estudos em análise de dados e cartografia linguística. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no projeto Atlas Linguístico do Brasil – Regional de Santa Catarina. Além disso, atua como Professora Popular de Educação Comunitária no Projeto Integrar (INTEGRAR) e é membro da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS).

Iris Medeiros da Fonceca [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL. Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela UFSC. Participante de projetos de pesquisa como o Projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC) e do Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL-SC).

Laura Cristina Pereira Viana [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, cursa Letras Português na UFSC. Possui graduação em Licenciatura (2016) e Bacharelado (2018) em Letras Inglês pela UFSC. Fez parte do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Lingua Estrangeira (NUPFFALE). Atuou como professora de Português para Estrangeiros/ Falantes de Outras Línguas dos cursos extracurriculares da UFSC. Trabalhou como professora de Português como Língua de Acolhimento no Projeto Português de Língua de Acolhimento (PLAM) da UFSC de 2016 a 2022. Também trabalhou como professora ACT de inglês na rede estadual de Santa Catarina de maio de 2020 a janeiro de 2021.

Laura Wichrowski Gauterio [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciada em Letras – Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), mestra em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e bacharela em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). É integrante do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC/CNPq). Trabalha com tradução.

Leonela Sabrina Biluca [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2017).

Lucas Denir Espindola [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Letras – Português pela UFSC.

Lucas Nicholas Santos de Souza [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assessor Correicional no Núcleo IV (Extrajudicial) da Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina (CGJ-SC).

Muyara dos Santos [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL. Especialista em Libras (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia nível licenciatura (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Atualmente é Professora Auxiliar Intérprete Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, atua no Núcleo de Educação Infantil Municipal Julia Maria Rodrigues.

Nathalia Gravonski Codinhoto [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras Português pela UFSC. Foi bolsista CNPq dos projetos “Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica do Português Brasileiro e o Wapichana” (2019 – 2020) e “A posição de interpretação de um auxiliar modal na estrutura sintática” (2020 – 2021). Coautora do livro “De leitor a narrador”, a ser publicado pela Editora da UnB.

Pâmela Lopes Vicari [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2019). Participou dos programas PIBID e Residência Pedagógica durante a graduação. Participa dos Grupos Estudos de Alfabetização (GRUPA / UNESP / CNPq). Atualmente, é professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Espanhola na rede pública estadual.

Renata Fonseca de Siqueira [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Especialização em Linguagens e Educação a Distância pela UFSC; Licenciatura em Letras – Português (Uninter); e Graduação em Relações Públicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). É professora da educação básica.

Vanessa da Motta [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Vinicius Rodrigues da Silva [Lattes]: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutorando no PPGL. Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Faz parte do Projeto de Pesquisa Inventário Nacional de Libras.

Yuri Marlen Valencia Ordoñez [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Espanhol e Literatura pela Universidad del Cauca (2012), na Colômbia, e aperfeiçoamento em “Tendencias para la innovación de la educación en el siglo XXI” pela Confederación Católica de Educación (2018). Atualmente, é Professora de língua estrangeira da VaiVén Hispano.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.