Egressos 2021
EGRESSOS PPGL 2021
Doutorado
Calawia Salimo [Lattes]: Doutor em Linguística pela UFSC (2021), mestre em Linguística Bantu (2016) e licenciado em Ensino de Línguas Bantu (2010). Docente e pesquisador da Universidade Rovuma desde 2011.
Carolina Ferreira Pêgo [Lattes]: Doutora em Linguística pela UFSC, com graduação em Letras/Libras (UFSC), American Sign Language (Gallaudet University) e Fisioterapia (PUC-Minas). Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília (2013), atua como professora de Linguística no curso de Letras Libras EAD.
Christiane Da Silva Dias [Lattes]: Doutora e Mestra em Linguística pela UFSC, Licenciada em Letras pela UnB. Professora adjunta na Sichuan University e cooperante no PQLP/Capes em Timor-Leste, com experiência em ensino de Língua Portuguesa e comunicação social. Participa do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas (POLITICAS-UFSC) e elaborou proposta curricular para o ensino de Português no Itamaraty.
Clóvis Alencar Butzge [Lattes]: Graduado em Letras-Português, com mestrado em Letras e doutorado em Linguística pela UFSC. Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com experiência em políticas linguísticas, diversidade linguística e formação de professores. Atualmente, é Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFFS.
Daniele Miki Fujikawa Bózoli [Lattes]: Doutora em Linguística pela UFSC, mestra em Educação (UEM) e especialista em Educação Bilíngue para Surdos. Professora na UTFPR, autora de livro infantojuvenil e integrante de projetos como FarmaLibras e Revistas Científicas Escritas em Libras. Tem experiência em Libras, SignWriting e Tradução Libras/Português.
Danielle Vanessa Costa Sousa [Lattes]: Licenciada em Letras – Inglês, mestra e doutora em Linguística pela UFSC. Professora no IFMA e SEDUC-MA, com certificação em tradução/interpretação Libras/Português. É professora-pesquisadora sobre ensino de Libras, atuação de intérpretes e violência linguística contra mulheres surdas.
Diná Souza Da Silva [Lattes]: Doutora em Linguística pela UFSC, especialista em Libras e certificada em Tradução/Interpretação. Professora assistente na UECE, com experiência em Libras, acessibilidade e inclusão, além de coordenação de projetos como o PIBID e Residência Pedagógica. Atua também como formadora de intérpretes e consultora em inclusão.
Fabiane Aparecida Pereira [Lattes]: Doutora em Linguística pela UFSC, mestra em Estudos Linguísticos pela UFFS e licenciada em diversas áreas, incluindo Letras e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Educação Corporativa. Atualmente, é docente no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Campus Vacaria.
Giuseppe Freitas Da Cunha Varaschin [Lattes]: Pesquisador na área de teoria sintática, interface sintaxe-semântica, e sintaxe de línguas românicas e germânicas, com foco no desenvolvimento de fragmentos gramaticais processáveis por computador. Atua no Projeto A04 do Register CRC na Humboldt-Universität zu Berlin, após ser Humboldt Research Fellow. Doutor pela UFSC, com estágio sanduíche na The Ohio State University.
Hellen Melo Pereira [Lattes]: Licenciada em Letras e Doutora em Linguística pela UFSC, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. Atua como professora de Língua Portuguesa na rede municipal de São José-SC, com experiência em formação de professores e revisão de textos. Seus interesses incluem a educação em linguagem, a escrita e os processos de escolarização.
Isaac Figueredo De Freitas [Lattes]: Doutor em Linguística pela UFSC e Bacharel em Letras Libras pela mesma universidade. Atua como professor de Libras na UNIVASF desde 2014, com interesse em pesquisas sobre consciência metalinguística no ensino da Ortografia Sutton (SignWriting) e formação de tradutores e intérpretes de Libras/português.
Júlia Costa Mendes [Lattes]: Graduada em Letras (Português-Francês) pela UFPEL, mestra em Letras e doutora em Linguística (Sociolinguística e Dialetologia) pela UFSC. Atualmente, é professora de francês no ensino fundamental e médio na Escola Internacional de Florianópolis e na Aliança Francesa.
Karoline Pimentel Dos Santos [Lattes]: Linguista e fonoaudióloga, mestra e doutora em Linguística pela UFSC, atualmente em estágio pós-doutoral em Fonoaudiologia. Seus interesses de pesquisa incluem saúde do idoso, alterações neurológicas e transtornos de fluência. Tem experiência clínica em fonoaudiologia neurofuncional.
Livya Lea De Oliveira Pereira [Lattes]: Professora de Língua Espanhola no IFCE, doutora em Linguística pela UFSC (2021) e mestra em Estudos da Tradução pela UFC (2016). Tem experiência docente em cursos de idiomas, escola regular e tutoria na UFC Virtual e UFSC. Participa de grupos de pesquisa sobre sociolinguística e metodologias ativas no ensino de línguas.
Luana De Araujo Huff [Lattes]: Licenciada em Letras pela UNOESC, mestra e doutoranda em Linguística pela UFSC. Atua como assistente em administração no Instituto Federal Catarinense. Seus interesses de pesquisa incluem Círculo de Bakhtin, Análise Dialógica do Discurso e ensino de língua portuguesa.
Luana Ferreira Rodrigues [Lattes]: Professora no curso de Letras Espanhol da UFAM e docente permanente do PPGL-UFAM. Doutora em Linguística pela UFSC e mestra em Língua e Cultura pela UFBA. Coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Formação de Professores e Políticas Linguísticas e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Luciano De Oliveira [Lattes]: Doutor e mestre em Linguística pela UFSC, onde também concluiu graduações em Letras (Italiano e Francês) e Engenharia Elétrica. Técnico do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica da UFSC desde 2008. Tem experiência em Microscopia Eletrônica e Ensino de Línguas Estrangeiras (italiano e francês).
Maria Lígia Freire Guilherme [Lattes]: Doutora em Linguística (UFSC, 2021), mestra em Estudos de Linguagens (UTFPR, 2017) e licenciada em Letras Português-Inglês (UTFPR, 2015). Técnica administrativa na UTFPR, responsável por acordos internacionais. Pesquisa Análise Dialógica do Discurso, com foco em gênero, violência de gênero e identidade.
Miriam Ramos Dos Santos [Lattes]: Doutora em Linguística (UFSC), mestra em Estudo de Linguagens (UNEB) e graduada em Letras (UESB). Professora da UNEB/Campus XXI e da Educação Especial no CAPI. Pesquisa Análise do Discurso, escrita acadêmica, surdez, literatura infantojuvenil e cinema.
Narjara Oliveira Reis [Lattes]: Doutora e mestra em Linguística (UFSC), licenciada e bacharel em Letras – Português. Atua no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação em diferentes níveis de ensino. Tem experiência no ensino de português como língua adicional no Brasil e no exterior.
Rafaela Miliorini Alves De Brito [Lattes]: Doutora em Linguística (UFSC) com estágio na Ohio State University. Atua como pesquisadora na Language Investigations and Technology, LLC. Seus interesses incluem sintaxe, interface sintaxe-semântica, metateoria sintática e filosofia da linguística.
Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset [Lattes]: Doutora em Linguística (UFSC) e professora na Unoesc desde 2001, atuando em Língua Portuguesa, produção textual e Literatura Infantil. Integra diversos grupos de pesquisa e tem experiência na formação de professores. Autora de livros e vencedora do Concurso Literário Nacional da Caixa Econômica Federal (2005).
Sandra Pottmeier [Lattes]: Doutora em Linguística (UFSC) e pós-doutora em Educação (FURB), é professora titular da SED/SC e orientadora pedagógica na Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau. Possui ampla formação em Letras, Pedagogia e diversas especializações, com experiência em formação de professores, letramentos, análise do discurso e metodologias ativas.
Thais De Souza Schlichting [Lattes]: Pós-doutoranda em Educação (FURB) e doutora em Linguística (UFSC), atua como coordenadora de colegiado dos cursos de Letras Inglês FUMDES (FURB/UNESC e FURB/UNIDAVI). Integra grupos de pesquisa sobre leitura, escrita e alfabetização, com experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, focando em autoria e metodologias ativas.
Mestrado
Ariele Helena Holz Nunes [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL. Possui graduação em Letras pela Univille (2019).
Beatriz De Oliveira [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela UFSC. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Letras/UFSC 2015-2018. Participa do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (CNPq).
Bianca Franchini Da Silva [Lattes]: Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda no PPGL, com período sanduíche na Universidad de Granada (UGR), Espanha. Graduada (bacharelado e licenciatura) no Curso de Letras Língua Portuguesa (UFSC). Atuou, no segundo semestre de 2022, como professora substituta no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC). É integrante do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC/CNPq), do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) e do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em sexualidades (AFRODITE/UFSC/CNPq). Atua como professora, revisora e redatora.
Crisiane Nunes Bez Batti [Lattes]: Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFSC (2024), mestra pela mesma instituição (2021) e graduada em Pedagogia. Atuou como professora de Libras, coordenadora e diretora de políticas para educação bilíngue de surdos no MEC. Pesquisa Linguística e História dos Surdos de Laguna (SC).
Cristiane Bochi Palma [Lattes]: Mestranda em Linguística pela UFSC e graduada em Letras (Linguística) pela USP. Tem experiência no ensino de inglês e no mercado financeiro. Atua em análise automática de emoções em português e na criação de recursos online para ensino e pesquisa.
Edinata De Campos Camargo [Lattes]: Professora efetiva de Libras na UNESPAR, campus Curitiba. Mestra em Linguística (2021) e graduada em Letras/Libras (2016). Atua em Linguística Descritiva, educação de surdos e ensino de Libras para L1 e L2.
Gilmara Jales Da Costa [Lattes]: Professora de Letras na UFRN, doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pela UFSC. Graduada em Letras Libras pela UFERSA e Coda. Pesquisa bilinguismo bimodal, Codas, aquisição da linguagem e tradução/interpretação em Libras e português.
Graziela Hahn [Lattes]: Doutoranda em Linguística pela UFSC (bolsista CNPq), mestra pelo mesmo programa (2017) e graduada em Letras (2012). Pesquisa Linguística Aplicada, com foco em discurso, violência linguística e mídias digitais. Ex-secretária de educação e revisora acadêmica.
Jefferson Michels [Lattes]: Doutorando em Estudos da Tradução na UFSC, bolsista CAPES, com foco em Tradução Literária e Multidisciplinar. Mestre em Linguística pela UFSC, bolsista CNPq, e bacharel em Letras-Alemão e Comunicação Social. Pesquisa Literatura Alemã, ensino de línguas, yoga na educação e Literatura Chamisso.
Karoline Espíndola [Lattes]: Graduada e mestra em Linguística pela UFSC, atualmente doutoranda no Programa de Linguística da mesma universidade. Pesquisa Sociolinguística e Dialetologia, com ênfase em Variação e Mudança Linguística. Participa do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB).
Kimberli Sabino Ariotti [Lattes]: Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.
Marcos Vinícius Martim Da Silva [Lattes]: Doutorando em Estudos do Campo Discursivo pela UFSC, mestre em Política Linguística pela mesma instituição. Graduado em Língua Portuguesa pela PUCRS, com pesquisa em Literatura, memória e história. Professor de Língua Portuguesa e tradutor.
Maria Luiza Horneaux De Almeida Chaves [Lattes]: Mestra em Linguística pela UFSC e graduada em Letras – Português e Inglês pela UNIDAVI. Pós-graduada em Metadisciplinaridade em Português e Inglês. Professora de Língua Portuguesa, Produção de Textos e Metodologia de projetos, além de corretora de redações do vestibular Acafe-SC.
Mary Jani Dos Santos Fontenelle [Lattes]: Mestra em Linguística pela UFSC, com foco em discurso, cultura escrita e tecnologia. Graduada em Letras e especializada em Marketing pela UFAM, com experiência como professora e servidora técnica administrativa. Atuou como professora efetiva de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino do Amazonas.
Miriam Yaneth Rodríguez Chafado [Lattes]: Possui ensino médio, segundo grau, pelo Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas(2002). Tem experiência na área de Letras.
Pedro Luiz Serafim Sobrinho [Lattes]Licenciado em Letras Libras pela UFSC, com experiência como bolsista em projetos de transcrição e glossário de Libras. Mestra em Linguística pela UFSC e especialista em Educação de Surdos pelo IFSC. Atualmente, é professor de Libras na UPE e FACAPE, além de atuar no Atendimento Educacional Especializado em Libras na SEDUC-PE.
Rafaela Rebello Duarte [Lattes]: Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina a partir da análise de uma gramática neoliberal. Tem interesse no campo discursivo, práticas de produção textual e nos sentidos das palavras.
Vanessa Grando [Lattes]: Doutoranda em Linguística pela UFSC, com mestrado e bacharelado em Linguística também pela mesma universidade. Seus estudos concentram-se em variação e mudança no sistema pronominal do português brasileiro e sociolinguística histórica. Participa dos projetos Varsul e PHPB-SC desde 2015.
Williane Virginia Holanda De Souza [Lattes]: Mestra em Linguística Aplicada pela UFSC (2021) e especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Salgado de Oliveira (2013). Graduado(a) em Letras Libras pela UFSC (2012), participa do GELL e do NDE do curso de Letras Libras. Coordenou o curso de Letras/Libras na UFSC por dois anos até junho de 2023.