ANA LÍVIA AGOSTINHO
ANA LÍVIA AGOSTINHO
[Lattes] [a.agostinho@ufsc.br]
Pesquisa
Tenho interesse no papel do contato linguístico na mudança de gramática em línguas crioulas e em linguística de contato em geral.
Meu projeto de pesquisa atual se concentra na descrição e análise de aspectos da gramática das línguas crioulas e do português faladas no Golfo da Guiné, principalmente em fonologia. Atualmente, estou trabalhando no sistema suprassegmental do lung’Ie, falado na ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe, em relação às categorias de tom e acento lexicais.
Também tenho interesse em planejamento e política de idiomlinguística relativos às línguas crioulas de São Tomé e Príncipe, e tenho trabalhado em oficinas para os professores de Lung’Ie e em publicações voltadas para a comunidade, tais como um método pedagógico (Agostinho & Araujo, no prelo), um dicionário Lung’Ie-Português / Português-Lung’Ie (Agostinho & Araujo, em preparação).
Perfil
Tenho doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2014), com um período sanduíche na Universidade de Indiana em 2012. Sou especialista em Fonologia e Linguística de Contato, tendo trabalhado principalmente com as línguas crioulas do Golfo da Guiné e com o português falado em São Tomé e Príncipe, onde realizo trabalho de campo desde 2009.
Sou co-editora da Revista PAPIA (Revista Brasileira de Linguística de Contato) desde 2015 e secretária da ABECS (Associação Brasileira de Linguística de Contato). Atualmente, estou realizando Pós-Doutorado no Departamento de Linguística da Universidade da Califórnia, Berkeley.
Interesses
Fonologia, línguas crioulas, linguística de contato, fonética, Golfo da Guiné, planejamento e política linguística em São Tomé e Príncipe, português de São Tomé e Príncipe, variação e mudança.