ELEMENTOS DE ANÁLISE SINTÁTICA “CRÍTICA” PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

11/03/2021 16:15

O Laboratório Linguística na Escola (LALESC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra ‘Elementos de análise sintática “crítica” na Educação Básica’, que será proferida por Aquiles Tescari Neto (IEL-UNICAMP) e Marina Garcia Martins (IEL-UNICAMP). A fala ocorrerá no dia 16/03/2021, às 16h, pelo canal do LALESC no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCsn_QAnmME-NyAhDIN-gWCQ).

Na apresentação, será discutido o lugar das atividades metalinguísticas na educação básica com vistas a apresentar uma abordagem “crítica” de análise sintática a ser desenvolvida no Ensino Fundamental e Médio: a “Análise Sintática ‘Crítica’”. Como em outras abordagens críticas nas Humanidades, em geral, e na Linguística, em particular, o adjetivo “crítica” dado a esta abordagem deve ser entendido sobretudo pelo seu comprometimento com questões “práticas” que se traduz, no contexto da aula de língua materna, no esforço por criar condições para que os alunos da educação básica realmente se vejam como produtores da “análise”. Como é praxe em tantos trabalhos de gerativistas que se voltam ao ensino de gramática, sugere-se, como ingrediente metodológico fundamental, o uso da introspecção dos alunos, aferida por meio de julgamentos de gramaticalidade.

Link noticiando o evento
Canal do youtube