Novas edições – Fórum Linguístico

15/02/2022 10:07

A Fórum Linguístico, revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, acaba de publicar duas edições: a quarta de 2021 e um número especial – que abre 2022.

O v. 18, n. 4, 2021  tem como tema Línguas e multilinguismos em tempos de pandemia: acesso, justiça social, tradução. Organizado pela docentes Cristine Gorski Severo (UFSC), Silvana Aguiar dos Santos (UFSC), Ezra Alberto Chambal Nhampoca (Universidade Eduardo Mondlane | Moçambique), traz 22 artigos – de autores e autoras do Brasil e do exterior  (Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau) – e uma seção de depoimentos e entrevistas com lideranças políticas. Para as organizadoras, as discussões abrangem “[…] a dinâmica sociolinguística e as políticas e planejamentos linguísticos envolvendo as línguas no contexto de emergência sanitária e de luta – coletiva e individual – pela vida e sobrevivência”.

Para ler o número CLIQUE AQUI.

Por sua vez, um número especial também vem à tona. Trata-se do v.19, Special Issue, de fevereiro de 2022, Integrationism and Language Ideologies, organizado por Adrian Pablé (University of Hong Kong), Cristine Severo (UFSC), Sinfree Makoni (Penn State University) e Peter Jones (Sheffield Hallam University). O número é resultado das discussões do evento Integrationism and Language Ideologies, realizado em março de 2021 e conta, ainda, com uma entrevista com David Bade e uma tradução inédita do texto A crítica Integracionista à Linguística ortodoxa, de Harris – realizada por Cristine Gorski e Ana Eltermann, respectivamente professora e doutoranda do PPGL.

Para ler o número, CLIQUE AQUI.