Palestra Lexicalização e empréstimo em cores de bilíngues Secoya-Espanhol

21/10/2025 15:21
O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina recebe a professora visitante Fulbright Rosa Vallejos Yopán, da Universidade do Novo México (EUA), para a palestra intitulada “Lexicalização e empréstimo em cores de bilíngues Secoya-Espanhol”, que será realizada no dia 30 de outubro.
A nomeação de cores é um tópico ideal para explorar a conexão entre linguagem, percepção e categorização do mundo natural. As sociedades variam em sua atenção à cor (Levinson 2000, Lucy 1997), o que frequentemente está ligado à importância de distinguir tons e matizes em suas vidas cotidianas (Gibson et al. 2017). A teoria dos termos de cores prevê que a nomeação de cores se correlaciona com certas categorias focais (Berlin e Kay 1969). O que acontece quando bilíngues falam línguas que dividem o espaço de cores de maneiras diferentes? Diferenças na nomeação de cores podem levar a diferenças na cognição e/ou percepção de cores entre bilíngues (Malik-Moraleda et al. 2023). Esta palestra aborda essa questão entre bilíngues Secoya-Espanhol. As respostas de 20 participantes a uma tarefa de rotulagem contrastiva são analisadas para explorar se há alguma associação entre a cor ser básica e a possibilidade de empréstimo. Além de preto, branco e vermelho, a nomenclatura das cores varia consideravelmente nesta comunidade, e o uso de empréstimos em espanhol no lugar de termos secoya está relacionado a necessidades de discriminação, bem como ao gênero e à idade do participante.
O evento acontecerá às 14h, na sala 431 – Bloco B/CEE, e não é necessário realizar inscrição prévia.
Rosa Vallejos-Yopán é professora de Linguística na Universidade do Novo México. Ela estuda três línguas tipologicamente distintas faladas na Amazônia: kukama-kukamiria (tupi), secoya (tucano) e o espanhol amazônico.