Ingressantes 2025 – Informações úteis
O Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC dá as boas vindas aos/às ingressantes de 2025.
Listamos abaixo algumas informações úteis para a realização da matrícula e sobre o funcionamento do Programa:
SOBRE AS MATRÍCULAS:
Houve uma atualização das datas no cronograma indicado nos editais e as matrículas para ingressantes será de 03/02 a 04/02/2025. Apenas neste período, deve-se enviar para o e-mail ppgl@contato.ufsc.br a lista de disciplinas pretendidas para o primeiro semestre. As disciplinas podem ser encontradas no quadro de horários disponível neste link.
Este e-mail deve ser encaminhado com o título/assunto seguindo o modelo: “MATRÍCULA – PROCESSO SELETIVO/NÍVEL – NOME COMPLETO” (por exemplo: “Matrícula – Geral/Doutorado – Maria de Souza” ou “Matrícula – Língua de Sinais/Mestrado – Carlos da Silva”). Não é necessário comparecer presencialmente à secretaria para efetuar a matrícula.
Seguindo a INSTRUÇÃO NORMATIVA GAB Nº 2, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2024, da Capes, nenhuma das disciplinas será ofertada na modalidade remota.
O QUE É OBRIGATÓRIO NO PROGRAMA:
– Envio de proficiência em línguas estrangeiras: É obrigatória a comprovação de 1 proficiência para o mestrado e 2 para o doutorado. Serão aceitos como comprovante de proficiência diplomas de graduação em línguas estrangeiras e os certificados de comprovação de proficiência em línguas estrangeiras listadas no Art.08 da Resolução 002, de 22 de abril de 2021.
Aqueles que optarem por comprovar a proficiência com um diploma de graduação em língua estrangeira devem reenviar o diploma após a confirmação da matrícula para o e-mail ppgl@contato.ufsc.br, mesmo que o já tenham enviado durante a inscrição no processo seletivo.
– Cumprimento de créditos em disciplinas: É obrigatório cursar 24 créditos em disciplinas no mestrado e 48 no doutorado. Todas as disciplinas do PPGL têm 4 créditos – exceto Estágio Docência, que tem 2.
- É possível validar disciplinas cursadas anteriormente no PPGL ou em outros programas (Art.37 do Regimento). É permitido validar até 50% da carga horária total do curso e serão aceitas apenas disciplinas cursadas nos últimos 10 anos – ou seja, a partir de 2015. Os pedidos de validação de disciplinas estão sujeitos à avaliação do Colegiado Delegado do programa – será levado em conta para a aprovação a compatibilidade da disciplina com a matriz curricular do PPGL e/ou a relevância da disciplina para a pesquisa do/da discente – essa relevância deve ser justificada e depende da aprovação do Colegiado.
Os pedidos de validação em disciplina devem ser feitos com o envio do formulário disponível neste link acompanhado de um documento que comprove a conclusão das disciplinas (histórico ou certificado de conclusão). - Discentes que forem reprovados em 2 ou mais disciplinas serão desligados/as do programa automaticamente.
– Qualificação de Artigo – é obrigatório que discentes do doutorado qualifiquem um artigo publicado no decorrer co curso. Para mais informações, acesse a Resolução 01/2019, disponível neste link.
– Cumprimento dos prazos: O prazo do curso de mestrado é de 24 meses a partir da data de ingresso. O de Doutorado é 48 meses. Conta como data de ingresso o primeiro dia de aula, ou seja, 10/03/2025 .
É obrigatório qualificar o projeto de tese ou dissertação no prazo de 180 dias antes da data prevista para a conclusão do curso.
Leia o Regimento vigente, disponível neste link.
OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES:
– O conteúdo das aulas deve ser publicado pelos/as docentes na plataforma Moodle. Você pode ingressar na plataforma utilizando seu número de matrícula, que será informado pela secretaria quando a matrícula for feita.
– O CAPG é o sistema de controle acadêmico. Nele é possível emitir o atestado de matrícula e o histórico e acompanhar o lançamento das notas. A partir do segundo semestre, a matrícula é responsabilidade dos/das docentes e deve ser feita neste sistema, seguindo o calendário de matrículas para estudantes regulares.
– A composição e o contato da Representação Estudantil do PPGL podem ser acessados neste link.
– A seleção de bolsistas é feita através de um processos seletivo interno, com regras específicas, sem relação com o processo seletivo de ingresso. Os editais para a seleção de bolsistas são abertos, geralmente, no primeiro semestre do ano, seguindo sempre a abertura dos editais das agências de fomento federais e estaduais.
– As aulas devem acontecer nas salas 321 e 319, no terceiro andar do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. A Secretaria e Coordenação do Programa ficam no mesmo andar, na sala 315.
– No decorrer do curso, mantenham as suas informações pessoais atualizadas no CAPG. Cadastrem no sistema seu e-mail de uso corrente, para garantir que o programa possa entrar em contato em caso de urgência. No entanto, evite o uso de e-mails da Microsoft (@outlook, @hotmail ou @msn, por exemplo) como seu contato principal – a Microsoft bloqueia e-mails enviados por domínios @ufsc, o que atrapalha na comunicação.
– A rede de wi-fi da UFSC é a Eduroam. Você consegue entrar nesta rede utilizando seu idufsc e a senha utilizada no Moodle e CAPG. O idufsc geralmente segue o modelo “nome.sobrenome”. Ele pode ser encontrado no site disponível neste link, após a efetivação da matrícula.
Links úteis: Como acessar a Eduroam no PC | Como acessar a Eduroam no Android | Como acessar a Eduroam no IOS
– Toda a comunicação com a secretaria do programa deve ser feita pelo e-mail ppgl@contato.ufsc.br