Lançamento | Livro Políticas Linguísticas Educacionais em Contextos Africanos

30/04/2024 17:05
O livro POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS AFRICANOS / EDUCATIONAL LANGUAGE POLICIES IN AFRICAN CONTEXTS se vincula ao projeto de pesquisa e de extensão ORALIDADES, MULTILINGUISMOS E LETRAMENTOS POLÍTICOS: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO, coordenado pela docente Cristine Gorski Severo (UFSC, Brasil / CNPq, processo 423561/2021-9). Ele tem um caráter internacional e interinstitucional, contando com a parceria, na sua organização, da Dra. Ezra Chambal Nhampoca (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique; UTAD, Portugal) e do Ms. Ezequiel Bernardo (Instituto Superior de Ciências da Educação, Cabinda/Angola).

O livro busca um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, com enfoque em contextos sociolinguísticos africanos. Entendemos que as experiências africanas podem contribuir para um debate mais amplo sobre a importância de modelos educacionais multilíngues, interculturais e engajados com os interesses das comunidades. O livro explora três elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos. Atentamos para uma abordagem sensível às realidades locais, criando, em parceria com os sujeitos interessados, espaços de interlocução que reconheçam a pluralidade linguística, em diálogo com discursos e práticas institucionalizados. Reconhecemos o papel que a educação escolar desempenha na legitimação institucional de uma língua, contudo defendemos que o problema da legitimidade linguística deve ser visto não apenas a partir dos discursos e práticas institucionalizados – Estado, escola, universidades – mas também daquilo que as comunidades reconhecem como legítimo.

CLIQUE AQUI E BAIXE GRATUITAMENTE!