Palestra – Navegando pela Experiência da Comunicação Exolíngue no Aprendizado das Línguas de Sinais Francesa e Brasileira

07/02/2024 11:30

No dia 11/03, às 16h, na sala Hassis (térreo do bloco B do CCE) acontecerá a palestra “Navegando pela Experiência da Comunicação Exolíngue no Aprendizado das Línguas de Sinais Francesa e Brasileira”, com os professores Valentin Robin, da Universidade Paris8, e Alanna Kelly Gomes de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande.

Esta conferência irá debruçar-se sobre a comunicação exolingue, um fenômeno que se manifesta durante trocas multilíngues. No decorrer das discussões entre indivíduos de origens distintas, sendo abordados temas como cultura, com especial enfoque na dinâmica entre surdos e ouvintes, bem como variedades linguísticas. A adoção de uma comunicação exolingue facilitará uma interação mais fluida entre eles.

O que torna o intercâmbio particularmente cativante é a integração do ensino da língua na comunicação entre a Língua de Sinais Francesa (LSF) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sem negligenciar a componente linguística falada/escrita entre o francês e o português. Nesse modo, a comunicação é singular, pois esta troca ocorre tanto de forma auditiva/escrita quanto visual, o que é uma abordagem incomum.

A finalidade desta conferência é compartilhar nossas experiências e explicar como funciona essa comunicação exolingue com nossas análises e observações, explorando os vários níveis de conversação e estabelecendo ligações com a definição dos sinais. Essa troca revelou-se altamente funcional, integrando tanto a comunicação visual quanto auditiva/escrita. O ponto crucial é compreender como unir essas duas formas e efetivamente se comunicar nos quatro idiomas distintos a fim de que ocorra a aquisição da língua estrangeira durante o diálogo.