19/12/2023 09:22

O “II Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do PROCAD UFT/UFMA/UFSC: percursos trilhados e horizontes futuros” foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC, entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2023, sob coordenação do professor Dr. Valter Pereira Romano e pela pós-doutoranda do PPGL Dr.ª Greize Alves da Silva.

O Seminário teve como meta a consolidação da pareceria firmada entre as instituições de ensino superior: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e seus respectivos programas de pós-graduação. Além da promoção, da integração e do aprofundamento da colaboração acadêmica entre os PPGs, oportunizados pelo Procad, foram, também, objetivos a disseminação das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica entre as instituições, incentivando a colaboração interinstitucional, sobretudo, no que se refere ao espraiamento da diversidade linguística da Amazônia Legal.

O Seminário ocorreu em formato híbrido, de modo a abordar quatro macro eixos temáticos: “Análise e Descrição Linguística”, ”Linguística Aplicada”, ”Análise do Discurso” e ”Libras”. Dentro das temáticas, foram organizadas mesas coordenadas com participantes das três universidades para discutir e apresentar os resultados de pesquisas. A conferência de encerramento foi conduzida pelo Dr. José Sueli de Magalhães, Coordenador da área de Linguística e Literatura da Capes.

Ao todo, foram realizadas 65 apresentações de comunicação oral em Simpósios, em formato remoto, possibilitando a participação de estudantes de diversas universidades brasileiras. A coordenação dos Simpósios ficou a cargo dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL). Além disso, foram oferecidas quatro oficinas em formato presencial, possibilitando aos discentes do PPGL (UFSC) o contato com temas e pesquisadores das universidades tocantinense e maranhense.

Da UFT, participaram do evento os professores do PPGLetras, os coordenadores do Procad: Dr.ª. Karyleilla Andrade dos Santos e Dr. Carlos Roberto Ludwig, e os pesquisadores: Drª. Ângela Francine Fuza, Dr. Bruno Carneiro, Dr.ª Greize Alves da Silva e o Dr. Thiago Barbosa Soares. Da UFMA, participaram os docentes do PGLetras: Dra. Georgiana M. Oliveira Santos, Dra. Ilza do S. Galvão Cutrim e Dra Mônica da Silva Cruz. Por fim, da UFSC, estiveram presentes os professores do PPGLin: Dr. Adair Bonini, Dra Aline Lemos Pizzio, Dra. Izabel Christine Seara, Dra. Rosângela Hammes.

O Seminário constituiu um espaço de debate acadêmico, troca de experiências e produção de conhecimento em Estudos Linguísticos, contribuindo para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação das universidades envolvidas.