Curso de extensão a distância: Sistema Scliar de alfabetização – fundamentos da leitura

22/02/2023 15:41

Inscrições no link  https://forms.gle/vwe81ojiW4tNiTjR7

Ministrante: Prof.a Emérita, Dra. Leonor Scliar-Cabral (UFSC)

Ementa: O Curso tem como alvo a fundamentação dos educadores da educação básica, envolvidos com a alfabetização para o letramento, nas séries iniciais do ciclo da alfabetização, para a escolha de uma metodologia baseada nos avanços da linguística, da psicolinguística e da neurociência com vistas à obtenção de um leitor fluente e compreensivo: os grafemas são retirados de uma palavra chave que, por seu turno, integra o capítulo de uma história (Aventuras de Vivi), lido interativamente por professor e alunos.

Conteúdo programático

1.Introdução e Unidade 1: Grafemas V, I, O, número 1.

1. Analfabetismo funcional, desafio para a escola e Unidade 2: Grafemas V v, I i, A a, U u, E e, número 2.
  2. As neurociências na alfabetização e leitura e Unidade 3: Grafemas F f, Ô ô, Ó ó, Á á,

número 3.

1. Desenvolvimento da língua verbal oral e Unidade 4: Grafemas L l, É é, Ê ê, número 4.
  2. Fundamentos da alfabetização integral e integrada e Unidade 5: Grafemas N n, Ã ã, número 5.
  3. Métodos de alfabetização e Unidade 6: Grafemas N n, ÃO ão, número 6.
  4. As principais dificuldades na alfabetização e Unidade 7: Grafemas à ã, número 7.
  5. Outras dificuldades na alfabetização e Unidade 8: Grafemas N n, Ão ão, número 8.

A leitura e o sistema alfabético do português brasileiro e Unidade 9: Grafema M m, número 9.

1. Critérios para a introdução dos grafemas e Unidade 10: Grafema J j, número 10.

As atividades para a alfabetização integral e integrada, contendo as instruções para a aplicação de cada unidade se encontram no livro: SCLIAR-CABRAL, Leonor. SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO Roteiros para o professor: Módulo 1. Florianópolis: Editora Lili, 2018. As atividades para as crianças se encontram nos livros: SCLIAR-CABRAL, Leonor. Aventuras de Vivi. Florianópolis: Editora Lili, 2020; SCLIAR-CABRAL, Leonor.  SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO – Caderno de Atividades: Módulo 1, Leitura. Florianópolis: Editora Lili, 2020.  O livro de fundamentação teórica é: SISTEMA SCLIAR DE ALFABETIZAÇÃO – Fundamentos. Florianópolis: Editora Lili, 2013.

DURAÇÃO E HORÁRIOS: O Curso tem início dia 01/03/2023 e encerra dia 07/06/2023 a duração de três meses, com uma aula semanal, com duração de 1h30 min., subdivididas em uma hora de fundamentação e meia hora de treinamento.. O dia da semana e o horário são às quartas-feiras, das 19h às 20h30.