Lançamento | Novo livro com organização do professor Marcos Baltar

18/05/2022 14:19

O professor Marcos Baltar, vinculado ao PPGL, está lançando o livro Langues chantées / Cultures mises en musique, organizado por ele e pelo Prof. Iman Massoud Srid, que procura evidenciar um gênero de discurso que mobiliza numerosas interações sociais, envolvendo emoções e paixões: a canção. Como um gênero discursivo multissemiótico, a serviço da expressão criativa e poética, a canção é um meio importante para o ensino e aprendizado de língua materna e línguas estrangeiras. A obra  é o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros, e estrangeiros, notadamente franceses, que combinaram seus dados e experiências com o ensino e aprendizagem de línguas maternas e línguas estrangeiras através da canção. O livro é resultado de um colóquio homônimo e da pesquisa de pós-doutorado do Professor Baltar.

O Colóquio, que ocorreu no dia 16 de junho de 2021, on line, transmitido do INALCO de Paris para uma dezena de Universidades parceiras do INALCO, foi idealizado e coordenado pelo professor Marcos Baltar, membro do Grupo de Linguística Aplicada (NELA) do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CCE/UFSC) e membro associado do grupo de pesquisa Pluralités de Langues et des Identités: didactique, acquisition et médiation (PLIDAM), dirigido pelo professor Thomas Szende. O Evento contou com a participação de pesquisadores do Brasil, da França e de outros países da Europa e também da África. Todos os trabalhos tratavam da canção como objeto de conhecimento e objeto de ensino de língua materna e ou de ensino de francês como uma língua estrangeira (FLE).

O pós-doc em Cultura e apropriação de segunda língua no PLIDAM/INALCO, teve apoio do Programa Capes-Print da UFSC, através do projeto Portal de Línguas, Literaturas e Práticas Culturais. A pesquisa sobre canção está vinculada ao projeto A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa mediaval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil. O INALCO é um centro de pesquisa especializado em ensino de línguas de todo o mundo.

Mais informações sobre a publicação podem ser encontradas neste link.