COMUNICADO SOBRE AS BOLSAS DE ESTUDO DA CAPES

23/03/2020 15:51

Prezados e prezadas discentes,

Todxs  acompanham as últimas notícias sobre as bolsas e, infelizmente, o PPGL teve 9 bolsas de doutorado e 6 bolsas de mestrado cortadas pela CAPES. Passamos, pois, de 49 bolsas para 35 bolsas.

Em reunião do Colegiado Delegado do Programa e da Comissão de Bolsas, foi discutida a situação das bolsas e dados os encaminhamentos, levando em consideração que o último edital de bolsas apontava, no item 2, parágrafo único: “Parágrafo único – A disponibilidade de bolsas descrita em 2.2 e 2.3 depende da manutenção das políticas de distribuição das agências de fomento nacionais.”.

O pior aconteceu: tínhamos previsão de contemplar 14 mestrandos e 7 doutorandos, mas a situação é a seguinte:

Quanto às bolsas de mestrado:

1)         No mestrado, foram distribuídas bolsas CNPq para os 5 primeiros colocados na seleção – https://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2011/11/Resultado-Final-Edital-Bolsas-ME-1.pdf. Esperava-se que entre o sexto e o décimo-segundo classificadxs, todxs recebessem bolsa CAPES – inclusive, os discentes foram informados disso.

2)         Além das bolsasCAPES e CNPq, a coordenação precisou indicar dois bolsistas para as bolsas FAPESC. Partindo do pressuposto de que havia bolsas CAPES, elas foram atribuídas ao décimo-terceiro e ao décimo quarto classificados.

3)         Como dois discentes de mestrado solicitaram desligamento da bolsa e outros não quiseram a bolsa, a coordenação entrou em contato até a décima-sétima candidata, informando que ela também poderia ter bolsa CAPES.

4)         Ocorre que, no caso do mestrado, o corte redundou numa drástica diminuição e só há 3 bolsas da CAPES vagas.

5)         Tendo em vista a classificação,  será preciso rever a atribuição das bolsas FAPESC.

Tudo isso posto, serão contemplados com bolsa CAPES de mestrado, de acordo com a classificação no edital de bolsas: Carolina Fabricia Narciso, Samara Laís Zimermann e Antonio Ezequiel do Nascimento.

Quanto às bolsas FAPESC atribuídas a Jéssica Perdição e Philippe Rave: a coordenação solicitará seu cancelamento e atribuirá para xs melhores classificados no edital, a saber: Letícia Ferreira Camargo e Karoline Espíndola. Caso a FAPESC não aceite a alteração, as atribuições iniciais de bolsa serão mantidas.

Quanto às bolsas de doutorado:

1)         A CAPES cortou 9 bolsas e só há 4 vagas. Essas bolsas serão atribuídas aos 4 primerxs classificados na seleção – https://ppglin.posgrad.ufsc.br/files/2019/12/RESULTADO-FINAL-EDITAL-DE-BOLSAS-DO-1.pdf

2)         É preciso lembrar que, diante da situação anterior e do ofício de bolsas encaminhado pela CAPES, haviam sido chamados, por email, até a décima-segunda colocada.

Considerando a situação do mestrado e do doutorado, o Colegiado Delegado e a Comissão de Bolsas decidiram, ainda, que no próximo edital, todxs xs alunxs que seriam contemplados com bolsa e não o foram, receberão 30 por cento de nota a mais em relação à sua média final no processo seletivo, de modo a produzir alguma compensação. Terão direito ao acréscimo de 30 por cento no próximo processo seletivo:

a) Mestrandxs: Pâmela Lopes Vicari, Miriam Yaneth Rodrígues Chafado, Jéssica Perdigão,Phelippe Rave Soares de Lima, Vanessa Grando, Bruna Estefani Libano Alves e Thais Deamici de Souza

b) Dourtorandxs: Aline Francieli Thessing, Hanna Beer Furtado, Leyla Ely, Igor Valdeci Ramos da Silva, Ariela Fátima Comiotto, Sandrine Allain, Talita Veridiana Hack Poll e Larissa Malu dos Santos.

Ainda na reunião, ficou definido que duas reuniões (coordenação, docentes e discentes) on-line serão realizadas amanhã, 23 de março de 2020, pelo sistema de videoconferência da UFSC. Todxs receberão as instruções da secretaria, por e-mail.

A fim de garantir uma reunião produtiva, os horários são diferentes para mestrandxs e doutorandxs: 14h às 15h30min, reunião com mestrandxs; 15h30min às 17h, reunião com doutorandxs.

Por fim, queremos dizer que estamos tentando articular uma rede de solidariedade. Nós da coordenação  – e todxs presentes na reunião – estamos preocupadxs e solidárixs com a situação dxs discentes. Sabemos que muitxs mudaram-se para Florianópolis imaginando que tudo estava assegurado.

Estamos fazendo o possível para reverter essa situação absurda.

Um abraço,

Prof. Dr. Atilio Butturi Junior