Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSC tem como objetivo incentivar a pesquisa e promover o aprimoramento técnico e científico de recursos humanos na área de Linguística e domínios correlatos.

A missão do Programa é a de concentrar estudos de alto nível no âmbito da linguagem, partindo de uma relação profícua entre os estudos formais e o campo dos estudos aplicados e discursivos, fomentando um espaço de excelência e de referência no Brasil e produzindo de forma crescente relações internacionais com grandes centros de conhecimento e, ainda, na modalidade Sul-Sul, dando ênfase aos saberes do Sul Global e à exigência de colaboração solidária no âmbito internacional.

O PPGL foi o segundo programa de pós-graduação criado na UFSC. Funcionando regularmente desde 1971 (criado pelo processo nº 858/71), foi credenciado pelo CFE – Parecer nº 556/76, aprovado em 12/12/76, e recredenciado em 1981 pelo CFE – Parecer nº 141/83. O Curso de Mestrado foi recredenciado em 1993 – Parecer nº 610/93. O projeto de criação do Curso de Doutorado em Letras/Linguística foi aprovado em 1987, Parecer nº 021/CEDE/87, processo nº 021084/86.

O PPGL é avaliado pela CAPES com o conceito 6 (Avaliação Quadrienal 2017) e parte do PROEX-CAPES. Destaca-se como um dos seis melhores programas do país em sua área de conhecimento. Tem com pontos fortes a pesquisa de ponta, a internacionalização, a inserção social e a excelente qualificação conferida a seus pós-graduandos. Com 654 dissertações e mais de 218 teses defendidas até o final do ano de 2019, o Programa se destaca pela inserção imediata de seus egressos no mercado de trabalho – grande parte deles atua no ensino superior, com destaque para as Universidades Federais.

No que tange à sua inserção social, destaca-se sua experiência na área de formação continuada de professores e na execução de MINTER, DINTER e PROCAD. Quanto à internacionalização, o PPGL tem adensado colaborações e convênios interinstitucionais com universidades de países como França, Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Uruguai, Argentina, Suécia, Moçambique, Canadá e Estados Unidos, bem como realizado inúmeros eventos internacionais. Além disso, desde 2018, é um dos Programas incluídos no Print-CAPES da UFSC.