Linhas de Pesquisa

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Lingüística (PPGLg) organiza-se em torno de quatro áreas de concentração, que englobam, cada uma, diferentes linhas de pesquisa.  Essas áreas de concentração e linhas de pesquisa são resultado do planejamento estratégico realizado pelo PPGLg durante o segundo semestre do ano de 2009.

AREA DE CONCENTRAÇÃO: LINGÜÍSTICA APLICADA

Linha de pesquisa 1: Ensino e aprendizagem de língua materna e de  língua estrangeira

Esta linha de pesquisa aborda os usos sociais da linguagem, em perspectivas sócio-histórica e sociocognitiva. Privilegia como objetos de estudo o ensino e a aprendizagem de línguas, nas modalidades oral e escrita e em interface com outras semioses, a prática de análise linguística, a elaboração e avaliação de materiais didáticos, a formação de professores, as políticas linguístico-educacionais e as práticas avaliativas em contextos escolares.

Professores:

Dr.ª Audrei Gesser

Dr. Adair Bonini

Dr.ª  Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão

Dr.ª Ana Paula de Oliveira Santana

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira

Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar

Dr.ª Maria Inêz Probst Lucena

Dr.ª Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

Dr. Rodrigo Acosta Pereira

Dr.ª Rosângela Hammes Rodrigues

Dr.ª Rosângela Pedralli

Dr.ª Rosely Perez Xavier

Dr. Sérgio Romanelli

Dr. Werner Ludger Heidermann

 

Linha de pesquisa 2: Língua brasileira de sinais

Esta linha orienta-se para o desenvolvimento de pesquisas nos diferentes campos da linguística que tenham como objeto a Língua Brasileira de Sinais (libras) e que tenham aplicação direta ou indireta na educação bilíngue e na inclusão social dos surdos. Entre os temas que se enquadram nesta perspectiva estão: (a) as relações entre língua de sinais, cultura e identidade de surdos; (b) o desenvolvimento de teorias linguísticas e de estudos descritivos a partir de dados de línguas de modalidade visual-espacial; (c) a aquisição de língua de sinais; (d) o ensino de língua de sinais como L1 e como L2; (e) o ensino da língua portuguesa como L2 para surdos; (f) a escrita de língua de sinais; e (g) a educação bilíngue para surdos.

Professores:

Dr.ª Audrei Gesser

Dr.ª Marianne Rossi Stumpf

Dr.ª Ronice Müller de Quadros

Dr. Tarcísio de Arantes Leite

 

Linha de pesquisa 3: Linguagem: discurso, cultura escrita e tecnologia

Esta linha de pesquisa prevê estudos acerca dos usos da linguagem a partir de/para as pesquisas aplicadas da linguagem nas áreas da educação, da clínica e de outros contextos de atuação da Linguística Aplicada. Nessa perspectiva, privilegia estudos no campo da análise do discurso, da cultura escrita e das tecnologias de educação. Em se tratando da análise do discurso, as pesquisas tomam como objeto de estudo os discursos e os gêneros do discurso. No que respeita à cultura escrita, os focos de interesse são o grafocentrismo nas sociedades contemporâneas; teorizações sobre letramento; relações entre a(na)lfabetismo e mobilidade social; usos da escrita em diferentes entornos socioculturais e econômicos e em diferentes cronologias; domínios da escrita e apropriação do conhecimento. Em se tratando da linguagem nas tecnologias de educação, importam estudos sobre Educação a Distância; comunicação educativa com o uso de múltiplas tecnologias; semiótica dos meios audiovisuais.

Professores:

Dr. Adair Bonini

Dr.ª Ana Paula Santana

Dr. Atílio Butturi Junior

Dr. Marcos Antonio Rocha Baltar

Dr.ª Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

Dr. Rodrigo Acosta Pereira

Dr.ª Rosângela Hammes Rodrigues

Dr. Sandro Braga

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOLINGUÍSTICA

Linha de pesquisa 4: Aquisição e processamento da linguagem

Essa linha de pesquisa se desenvolve no sentido de testar teorias sobre aquisição da 1ª e 2ªs línguas e sobre a aprendizagem do sistema escrito, através da observação e descrição de dados e posterior explicação. No que diz respeito ao processamento da linguagem, investiga-se, com a utilização da psicolingüística experimental e das neurociências, como, em suas diferentes fases, por um lado, o sinal acústico, sinal visual-espacial ou outros sinais são transformados em significados e, por outro, os significados se transformam em sons e sinais visuais-espaciais. Ainda no que diz respeito à aprendizagem do sistema escrito, são pesquisadas novas metodologias para a alfabetização e desenvolvimento da competência em leitura e escrita.

Professores:

Dr.ª Ana Cláudia de Souza

Dr.ª Cristiane Lazzarotto-Volcão

Dr.ª Leonor Scliar Cabral

Dr.ª Mailce Borges Mota

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA

Linha de pesquisa 5: Política linguística

A linha de pesquisa de pesquisa de Política Linguística é tributária de uma série de autores ligados às sociolinguísticas européias continentais (Kloss, Kremnitz, Vellverdù, Marcellesi, Calvet) e à tradição anglo-saxã, especialmente Fishmann, Ferguson e Haugen. Desenvolveu-se a partir dos anos 1960, tendo como foco principal a constituição dos novos Estados surgidos com a descolonização e as questões associadas à gestão do plurilinguismo, donde a especial contribuição teórica oriunda das ex-colônias (Gupta, Hammel). Ampliou com o tempo seu foco de pesquisa, abrangendo hoje a questão do plurilinguismo e sua gestão, a constituição das línguas nacionais, os direitos linguísticos e a minorização de línguas, a educação linguística, em especial na sua versão bi- ou multilíngue, a extinção de línguas, entre outros fenômenos da relação entre poder, Estado, cidadania, nacionalidades, identidades e línguas.

Professores:

Dr.ª Cristine Görski Severo

Dr. Fábio Luiz Lopes da Silva

Dr. Gilvan Müller de Oliveira

Linha de pesquisa 6
: Variação e/ou mudança lingüística

Esta linha abarca estudos descritivos de variação e/ou mudança linguística nos diferentes níveis gramaticais do português falado (Bancos de Dados VARSUL, ALERS, ALIB) e escrito (peças teatrais, cartas, produções textuais de alunos), bem como de situações de contato linguístico, com diferentes abordagens: geolinguística e sociolinguística, numa perspectiva formal e funcional. Pretende-se que evidências empíricas e reflexões de caráter teórico-metodológico concernentes à análise da língua em uso possam subsidiar hipóteses sobre as variedades brasileira e européia do português.

Professores:

Dr.ª Cristine Görski Severo

Dr.ª Edair Maria Gorski

Dr. Felício Wessling Margotti

Dr.ª Izete Lehmkuhl Coelho

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira

Dr. Marco Antônio Martins

 


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TEORIA E ANÁLISE LINGÜÍSTICA

Linha de pesquisa 7: A fala do ponto de vista perceptual-acústico-articulatório e os modelos fonológicos

Esta linha de pesquisa desenvolve estudos fonéticos, a partir de abordagens perceptuais, acústicas ou articulatórias, voltando a atenção para a fala em língua materna e/ou estrangeira. Investiga a interfonologia: sistemas sonoros em construção das diferentes línguas estrangeiras tendo por foco falantes nativos do português brasileiro.  Estuda também os diferentes modelos fonológicos (e suas interfaces), tais como o  Estruturalismo clássico, SPE, Geometria de Traços e também os  modelos que apresentam uma abordagem mais dinâmica.


Professores
:

Dr.ª Cristiane Lazzarotto-Volcão
Dr.ª Izabel Christine Seara

Linha de pesquisa 8: Cognição e uso

Nesta linha, são desenvolvidas pesquisas que levam em conta as dimensões cognitiva, pragmático-comunicativa e sociocultural dos fenômenos gramaticais. A metodologia adotada visa integrar estudos do sistema linguístico e da língua em uso. Os tópicos abordados são a emergência e cristalização de categorias gramaticais, a interação entre forças funcionais e estruturais, a estrutura do léxico e sua relação com a cognição, e a base cognitiva de estruturas gramaticais. A cognição, em sua interface com a linguagem, pode ser entendida tanto como correlatos neurais do processamento linguístico, como fonte de processos interacionais. Também serão desenvolvidos projetos de pesquisa sobre aspectos metodológicos e epistemológicos da interface entre linguagem e cognição.

Professores:

Dr.ª Ana Paula Santana

Dr.ª Edair Maria Gorski

Dr. Heronides Maurílio de Melo Moura

Dr.ª Izabel Christine Seara

Dr.ª Leandra Cristina de Oliveira

Dr. Tarcísio de Arantes Leite

 

Linha de pesquisa 9Gramática e suas interfaces: descrição, análise e teoria

Estudos dos fenômenos gramaticais das línguas naturais, nos níveis morfológico, sintático e semântico, tanto da perspectiva formal, como da perspectiva empírico-descritiva e experimental. Também contempla estudos que tratam das novas perspectivas da língua portuguesa em sala de aula.

Dr. Marco Antônio Martins

Dr.ª Nubia Saraiva Ferreira

Dr.ª Sandra Quarezemin