Bruno Gonçalves Carneiro
Bruno Gonçalves Carneiro
Pesquisa
Sou membro do grupo de pesquisa Língua Brasileira de Sinais, Cultura, Literatura e Educação de Surdos na Universidade Federal do Tocantins, e do grupo Estudos de Tipologia Linguística de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais na Universidade Federal de Goiás. Interesso-me por estudos descritivos sobre o sistema linguístico da Libras, a partir de uma perspectiva tipológico-funcional, e, mais recentemente, por pesquisas relacionadas à educação bilíngue. Integro a comissão de estudos para a implementação de uma educação bilíngue de surdos na Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins e inserção da Língua Brasileira de Sinais como componente curricular (segunda língua).
Perfil
Sou graduado em Letras-Libras Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2006). Mestre (2012) e Doutor (2020) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio na Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM/ México). Certificado pelo Prolibras em Tradução e Interpretação e no Uso e Ensino de Libras.
Principais Publicações
CARNEIRO, B. G.; BORGES, M. V.; CRUZ-ALDRETE, M. Nominal number in Sign Languages. Revista de Estudos da Linguagem, v. 30, p. 1719-1751, 2022.
KHOURI, J. I. B. E.; CARNEIRO, B. G.; BORGES, M. V. Posse atributiva na língua de sinais brasileira. Signótica, v. 32, p. 1-33, 2021.
CARNEIRO, B. G.; KHOURI, J. I. B. E.; LUDWIG, C. R. Articulação de orações em libras: um breve panorama. Humanidades & Inovação, v. 7, p. 153-170, 2020.
CARNEIRO, B. G.; BORGES, M. V. Tipologia de línguas de sinais: aspectos teóricos e metodológicos. In: Juliana Faria Guimarães; Tânia Ferreira Rezende. (Org.). Expressões Sinalizadas – Volume 2. 1ed.Goiânia: Cegraf UFG, 2021, v. 2, p. 111-144.