EVENTO NACIONAL | I Colóquio Linguística na Escola

08/10/2021 17:01

Para comemorar o Dia dos Professores, o Laboratório Linguística na Escola da UFSC (LALESC) organizou o I Colóquio Linguística na Escola. O tema deste evento é “Linguistas para professores: diálogos sobre língua, gramática e escola”.

Como o próprio tema já esclarece, o evento tem como público-alvo os docentes que atuam na Educação Básica, convidando para a reflexão e discussão sobre uma temática importante. O evento será realizado no dia 15 de outubro, em dois horários. Pela manhã, a partir das 10h, o professor Mário Perini (UFMG) falará de aspectos sintáticos, palestra intitulada “Ensinar gramática: como, o quê, para quê?”. Na parte da tarde, a partir das 14h, será a vez da professora Ana Lúcia Müller (USP) proferir uma fala que levantará questões semânticas, palestra intitulada “Semântica na Escola: aplicações no ensino de português.”

Os dois professores são pesquisadores que se preocupam com a vivência escolar dos professores e alunos do Brasil. Mário Perini, além de possuir uma vasta produção bibliográfica e uma honrosa carreira acadêmica, é autor da Gramática Descritiva do Português Brasileiro e do livro Princípios de Análise Descritiva. A professora Ana Lúcia Müller, que muito contribui para a semântica formal brasileira, também é uma das organizadoras de uma obra voltada ao ensino de gramática lançada em 2021, Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do Português Brasileiro.

O evento será gratuito e não prevê necessidade de inscrição. Os participantes receberão certificado de 4 horas. A transmissão ocorrerá no canal do LALESC no Youtube (https://is.gd/9mJ9i2). Os professores participantes poderão expressar suas contribuições, perguntas e comentários no chat do Youtube enquanto o evento acontece. Será uma oportunidade de diálogo com os conferencistas!