[:pb]SEMINÁRIO DE ESTUDOS GRAMATICAIS (UFSC-UFRR-UNB) – 2º EDIÇÃO – 30 de Agosto a 01º de Setembro de 2017[:]

09/06/2017 12:32

[:pb]Está aberta a segunda chamada para submissão de trabalhos para o “Seminário de Estudos gramaticais” (SEG). Em sua segunda edição, o evento é organizado em parceria entre a UFSC, a UFRR e a UnB, e ocorrerá de 30 de agosto a 01 de setembro de 2017, na UFSC (Florianópolis). Para visualizar a programação do Seminário, clique aqui.

  1. Modalidades de Participação

Há três modalidades de participação no Seminário de Estudos    Gramaticais:

  1. i) apresentador de comunicação em simpósio temático; ii) apresentador de pôster e iii) ouvinte.
    • Apresentador de Comunicação em Simpósio Temático

Caso a modalidade de participação seja a de apresentação de comunicação oral em simpósio temático, o autor deve se inscrever em um dos simpósios a seguir:

 

  1. Aquisição e Processamento da Linguagem Coordenador: Eduardo Kenedy (UFF)

Descrição: o objetivo desta sessão é reunir para apresentação e debate estudos teóricos, etnográficos ou experimentais – concluídos ou em desenvolvimento – acerca da aquisição, por crianças, de língua materna ou de línguas adicionais e acerca do processamento linguístico adulto em L1 ou LE. Serão aceitos trabalhos dedicados a qualquer nível linguístico (da fonologia ao discurso) e sob quaisquer orientações teóricas, já que o propósito fundamental desta sessão é promover o diálogo entre pesquisadores dedicados aos seguintes grandes temas: aquisição e processamento linguísticos.

 

  1. Morfologia

Coordenador: Vitor Nóbrega (USP)

Descrição: um dos tópicos centrais das pesquisas em morfologia é a relação entre forma e significado. Nesta sessão temática, colocamos em perspectiva a interface morfologia-semântica e convidamos para submissão contribuições que incluem, mas que não se limitam, aos seguintes temas: polissemia e/ou homofonia dos afixos derivacionais, (ausência de) sistematicidade na interpretação dos compostos, morfologia e estrutura argumental, morfologia e a distinção contável-massivo e morfologia e as categorias de tempo e aspecto. São bem-vindos trabalhos investigando qualquer língua natural, especialmente línguas de sinais.

 

  1. Sintaxe

Coordenadoras:   Sandra Quarezemin (UFSC)

Lena Dal Pozzo (Università di Firenze)

Descrição: neste simpósio, propomos reunir estudos que investiguem a sintaxe das línguas naturais sob a perspectiva dos estudos linguísticos formalistas. Também serão bem-vindos trabalhos que se situem na zona de interface sintaxe-semântica, sintaxe-pragmática ou sintaxe-prosódia, bem como estudos sobre a sintaxe da língua de sinais brasileira. A ideia, além de criar um espaço de discussão, é propiciar momentos de construção do conhecimento sobre fenômenos gramaticais das línguas naturais.

 

  1. Fonética e Fonologia

Coordenadora: Ana Lívia dos Santos Agostinho (UFSC)

Descrição: este simpósio tem como objetivo promover discussões sobre questões relacionadas à fonética e fonologia das línguas naturais, tais como: aspectos acústicos e articulatórios da fala, inventário fonético-fonológico, estrutura silábica, suprassegmentos, processos fonológicos, relação entre fonologia e escrita, variação fonética e adaptação fonológica de  empréstimos. São bem-vindos trabalhos que tomem como objeto de estudo dados orais ou escritos sob perspectivas sincrônicas ou diacrônicas à luz de teorias formais da linguagem. Além disso, encorajamos a submissão de trabalhos de interface fonologia-morfologia e fonologia-sintaxe.

 

Orientações:

  • Para apresentar comunicação em simpósio temático, o participante deverá submeter resumo através do e-mail seminariosneg@gmail.com, colocando como assunto do e-mail o nome do simpósio para o qual está sendo feita a submissão.
  • Os resumos serão avaliados pelos coordenadores do simpósio selecionado. Os coordenadores de simpósio deverão determinar como será a distribuição do horário de cada apresentação e o tempo de
  • Os resumos das comunicações que serão submetidas aos simpósios temáticos deverão conter entre 150 a 300 palavras, com três palavras-chave.
  • No resumo submetido, deverão constar objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórico-metodológica, bem como apresentação e discussão dos resultados, parciais ou

 

  • Apresentador de Pôster

 

  • Para apresentar pôster, o participante deverá submeter resumo através do e-mail seminariosneg@gmail.com, colocando como assunto do e-mail a palavra “pôster”.

 

  • A submissão de pôster destina-se à apresentação de pesquisas na área da Linguística
  • As dimensões do pôster devem ser as seguintes: largura – 80 cm; altura – 120
  • O título do trabalho deve ser idêntico ao título do resumo submetido.
  • O resumo deve ter entre 150 e 300 palavras, com três palavras- Deverão constar os objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórica e metodológica e discussão dos resultados.
  • Caso seja trabalho oriundo de pesquisa de IC, mestrado ou doutorado, o nome do orientador, tanto no resumo submetido quanto na apresentação do pôster, deverá ser
  • O autor deverá estar junto ao pôster durante todo o horário de apresentação destinado a essa modalidade. Ele será responsável por afixar, retirar e guardar seu

 

 

  • Ouvinte
    • Serão aceitas inscrições de ouvintes sem apresentação de trabalho. Professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação poderão se inscrever nessa modalidade.
    • A inscrição será feita no local do evento, no horário de credenciamento (dia 30 de agosto, das 8h às 8h30min, no saguão térreo do CCE).

 

 

  1. DATAS
MODALIDADE PERÍODO DE INSCRIÇÃO
Comunicações em Simpósios 29 de maio a 18 de junho de 2017
Pôsteres 29 de maio a 18 de junho de 2017
Ouvintes 30 de agosto de 2017, das 8h às 8h30min

 

  • Os resultados da avaliação das propostas submetidas para comunicação oral e pôster serão encaminhados por e-mail até 10 de julho de

[:]