RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO | PRÊMIO CAPES DE TESES

20/05/2019 08:48

A Comissão Avaliadora, composta por 3 docentes do PPGL, avaliou as sete teses inscritas na pré-seleção do Prêmio Capes de 2019,  a partir dos critérios do edital N.6/2019/CAPES (originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação).

A tese escolhida para representar o PPGL é de autoria de Maria Cristina Macedo Alencar, intitulada “Eu acho que os índios não querem mais falar na linguagem por causa do preconceito, não é professora! Desafios na educação escolar intercultural bilíngue entre os Aikewara & Guarani-Mbya no Sudeste do Pará” e orientada pelo prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira.

Na avaliação da Comissão, a escolha se deu “[…] pela originalidade da articulação teórica, metodológica e analítica no trabalho com línguas indígenas ameaçadas de desaparecimento na Amazônia brasileira. Além disso, ressaltam-se os seguintes aspectos relevantes no trabalho: o escopo alargado da problematização, o aprofundamento do problema de pesquisa, a erudição teórica, o rigor metodológico e a análise pormenorizada do contexto educacional. O trabalho traz ainda uma importante contribuição social ao delinear uma política linguística propositiva para o contexto escolar da região.”.