AULA INAUGURAL – PROF. DR. ROBERTO CAMACHO

13/03/2019 09:29

Para iniciar as atividades em 2019, o PPGL organizou uma aula inaugural, gratuita e aberta à comunidade discente e docente.

O convidado é o professor Dr. Roberto Gomes Camacho, que fará a palestra intitulada A IDENTIDADE SOCIAL COMO VALOR SIMBÓLICO DE RESISTÊNCIA.

A AULA INAUGURAL acontece dia 15 de março de 2019, às 10h, no Auditório Henrique Fontes (CCE | UFSC). Dá direito à certificação de 2 horas e tem entrada gratuita. As inscrições são no local.

Sobre o convidado:

professor Roberto Gomes Camacho tem doutorado em Linguistica e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), pós-doutorado em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã (2005), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e pós-doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional de Lisboa (2011). Aposentou-se em junho de 2018 como Professor Associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde atuou, na Graduação e na Pós-Graduação, nas linhas de pesquisa em Descrição Funcional de Língua Oral e Escrita e em Variação e Mudança Linguística. Continua a atuar como docente, orientador e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos no regime de serviço voluntário, Publicou os livros “Classes de Palavras na Perspectiva Discursivo-Funcional”. “O papel da nominalização no continuum categorial” em 2011 pela Editora da UNESP, “Da linguística formal à linguística social” em 2013 pela Editora Parábola e “Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil”, em coautoria com Gabriela Maria de Oliveira pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP, em 2013. Foi coordenador da área de linguística da FAPESP de 2006 a 2013, Coordenador do Projeto de Pesquisa “Gramática do Português” da ALFAL de 2005 a 2015 e e Editor Responsável da Alfa-Revista de LInguística, de 2012 a 2016. Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Sociolinguística e Dialetologia. É atualmente bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C.