EVENTO INTERNACIONAL DO PPGL | V ENCUENTRO DE SORDOS, II CONGRESSO DE PESQUISAS

05/10/2018 14:27

De 1 a 5 de outubro de 2018, na UFSC, três eventos promovidos pelo PPGL acontecem na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

2º CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LIBRAS

O tema central deste Congresso será “Estudos Linguísticos da Libras” que incrementa este espaço para que todos os pesquisadores dos estudos das línguas de sinais, em especial, da língua brasileira de sinais, compartilhem os resultados de suas pesquisas. O público alvo do evento destina-se aos pesquisadores e profissionais de língua de sinais, profissionais que nos últimos anos, vem se destacando no cenário acadêmico brasileiro, em decorrência do cumprimento do Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Além disso, o congresso tem como alvo os professores de Libras e professores dos Cursos de Letras Libras criados pelo Programa Viver sem Limites que estão sendo ofertados atualmente em 27 universidades federais.

6º CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA

O VI Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa reunirá pesquisadores nacionais e internacionais a fim de discutir, socializar e refletir elementos centrais nos processos de tradução e interpretação resultantes das investigações realizadas nas mais diversas instituições brasileiras e internacionais.

Este evento tratará sobre a tradução e interpretação de Libras e Português analisada sob diferentes perspectivas do processo, a saber, elementos como: aspectos intermodais, aspectos interculturais, aspectos interlinguísticos e aspectos intersemióticos. Todas essas perspectivas geram impactos nos processos de tradução e de interpretação. Compreender as diferentes demandas ocorridas nesses processos possibilita ao tradutor e ao intérprete gerenciar melhor as tomadas de decisões.

V ENCUENTRO DE SORDOS E INTERPRETES DE LENGUA DE SEÑAS

V Encuentro de Sordos e Interpretes de Lengua de Señas acontecerá de forma integrada aos Congressos de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais e Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais. O Brasil foi eleito para realizar este evento que está acontecendo pela quinta vez. Os eventos anteriores aconteceram em diferentes países da América do Sul:
I – 2010 – Faculdad de Educación Elemental y Especial – Mendonza/Argentina
II –  2011 – Universidad de la República – Montevidéo/Uruguai
II –  2013 – Universidad Nacional de Entre Rios – Paraná/Argentina
IV –  2015 – Universidaded Nacional del Comahue (UNCo) – Neuquén/ArgentinaO evento objetiva reunir estudantes e pesquisadores de línguas de sinais da América Latina, com ênfase no intercâmbio entre os países da América do Sul. Atualmente, a interação entre os pesquisadores de línguas de sinais na América Latina precisa ser fortalecida por meio de intercâmbios mais substanciais entre os pesquisadores. Isso poderá propiciar também uma troca mais efetiva de experiências acadêmicas entre professores, pesquisadores e alunos