Datas e Procedimentos de Matrícula para o Semestre 2018.2

06/06/2018 17:56

DATAS E PROCEDIMENTOS DAS MATRÍCULAS 2018.2

Quadro de Disciplinas que serão ofertadas em 2018.2

Abra o documento anexo ou clique aqui para acessar o quadro de disciplinas que serão oferecidas em 2018.2.

Obs1: As disciplinas de “Pragmática” e “Tópicos especiais em política linguística” poderão ter suas datas e horários alterados caso não haja intérpretes disponíveis.

Obs2: As “Tópicos Especiais em Políticas Linguísticas” será oferecida de maneira concentrada nos meses de novembro e dezembro em dias a serem definidos (não serão necessariamente às quartas-feiras à tarde).  

Datas importantes 

 

  • 11 e 12 de junho de 2018 – Matrícula dos alunos de mestrado e doutorado do PPGL/UFSC (via CAPG – www.capg.ufsc.br);
  • 13 e 14 de junho de 2018 – Matrícula dos alunos de mestrado e doutorado de outros Programas de Pós-Graduação da UFSC (sujeito à existência de vagas nas disciplinas);
  • 14 e 15 de junho de 2018 – Solicitação de matrícula de alunos em disciplina isolada (sujeito à existência de vagas nas disciplinas e à aceitação do professor da disciplina);
  • 20 de junho de 2018 – Resultado das solicitações de matrícula dos alunos da UFSC e de alunos em disciplina isolada;
  • 30 de julho de 2018 – Início das aulas do primeiro semestre do PPGL/UFSC;
  • 06 e 07 de agosto de 2018– Ajuste de matrícula – Exclusão de disciplinas previamente matriculadas (via CAPG – www.capg.ufsc.br);
  • 07 de agosto de 2018 – Ajuste de matrícula – Inclusão de disciplinas (via formulário a ser entregue na secretaria do PPGL presencialmente ou por e-mail).
  • 10 de agosto de 2018 – Prazo final para a submissão dos documentos de matrícula no estágio docência;

Obs: Os alunos regulares que, porventura, perderem o prazo de matrícula deverão aguardar até o período de ajuste.

 

Procedimentos de matrícula

 

  • Matrícula de alunos do PPGL/UFSC

A matrícula dos alunos do PPGL, inclusive a dos ingressantes, será feita pelo CAPG (www.capg.ufsc.br) nos dias 11 e 12 de junho de 2018. O aluno deve acessar o site com seu login e senha do IDUFSC e escolher as disciplinas que deseja cursar no próximo semestre. Caso haja alguma dúvida ou problema técnico, entrar em contato com ppgl@contato.ufsc.br.

OBS: Alunos do mestrado que foram aprovados para o doutorado em 2018 e ainda não defenderam a dissertação NÃO terão matrícula formal nas disciplinas até a data de defesa. Isso ocorre porque o sistema da UFSC e a plataforma Sucupira não aceitam duas entradas do mesmo aluno em níveis diferentes.

Procedimentos de matrícula para o estágio docência

 

Os alunos que desejam fazer estágio docência devem entregar os seguintes documentos até a segunda semana de aula na secretaria do Programa:

1)      Formulário de matrícula no estágio docência (disponível na aba “Formulários no site”);

2)      Projeto do estágio docência, que contenha:

  1. a) Proposta de acompanhamento das atividades teóricas e/ou práticas;
  2. b) Indicação de quais aulas acompanhará junto ao professor supervisor;
  3. c) Indicação dos dias e temas trabalhados;
  4. d) Descrição das atividades de preparação da aula;
  5. e) Indicação da carga horária utilizada para a preparação;
  6. f) Indicação da bibliografia estudada (consta no plano de ensino da disciplina);
  7. g) Indicação de participação em atividade extraclasse (se houver) e caracterização de tais atividades, informando natureza e tempo despendido com elas;

Lembre-se de que, ao fim do processo, os alunos matriculados em estágio docência devem encaminhar um relatório e o orientador deve escrever um documento que contenha a nota e comentários do estágio docência.

 

 

Matrícula de alunos de outros PPGs da UFSC

Quem pode requerer: alunos com vínculo ativo em Programas de Pós-Graduação da UFSC.

A matrícula de alunos de outros Programas da UFSC ocorrerá através da entrega da ficha de solicitação de matrícula na secretaria do PPGL (disponível clicando aqui). A entrega da ficha pode ser feita presencialmente ou via e-mail (ppgl@contato.ufsc.br) nos dias 13 de junho e 14 de junho de 2018. Somente serão aceitos alunos de outros PPGs da UFSC em disciplinas que tenham vagas disponíveis. As matrículas serão feitas pelo secretário do Programa de Pós-Graduação ao qual a pessoa possui vínculo mediante autorização por escrito do coordenador, subcordenadora ou chefe de expediente do PPGL.

 

Matrícula em Disciplina Isolada

Quem pode requerer: pessoas que não sejam alunas do PPGL e de outros programas de pós-graduação da UFSC.

ATENÇÃO: Só é possível solicitar matrícula em disciplina isolada em no máximo duas disciplinas por CPF (Art. 47º do Regimento do PPGL). Se você já cursou duas disciplinas isoladas no PPGL em qualquer tempo, sua solicitação de matrícula será indeferida.

 

A solicitação de matrícula em disciplina isolada será feita em duas etapas.

  1. A primeira etapa consiste na atualização do Lattes do candidato. Candidaturas que não apresentem um currículo Lattes serão automaticamente indeferidas. NÃO é necessária a entrega do currículo Lattes na secretaria. As informações pertinentes serão coletadas através do currículo on-line.
  2. Em seguida, o candidato a uma cadeira em disciplina isolada deve preencher a ficha de inscrição e de seleção de disciplina e entregá-la na secretaria do PPGL (Bloco B do CCE, Sala 315) ou encaminhá-la por e-mail para ppgl@contato.ufsc.br nos dias 14 e 15 de junho de 2018. A ficha de inscrição pode ser baixada clicando aqui.

Após realizadas as duas etapas, os interessados em cursarem disciplina isolada no PPGL devem consultar, no dia 20 de junho de 2018, o website do Programa (www.ppglin.posgrad.ufsc.br) para saberem se foram ou não aceitos. O não cumprimento das instruções acima descritas indeferirá a solicitação automaticamente.

 

Outras informações importantes sobre a matrícula em disciplina isolada:

A matrícula em disciplina isolada não assegura nenhum vínculo com cursos regulares, portanto, os candidatos aceitos não farão jus à identidade estudantil ou aos seguintes benefícios: alojamento, bolsa, ou subvenção para utilização do Restaurante Universitário (RU). Ou seja, alunos em disciplina isolada não podem fazer carteira do RU.

Ao final do semestre o aluno poderá obter o histórico escolar contendo os conceitos recebidos nas disciplinas cursadas acessando o website <www.capg.ufsc.br>. Caso seja o primeiro acesso ao CAPG, o aluno em disciplina isolada deve inserir CPF ou e-mail no primeiro campo, clicar em “Primeiro Acesso” e seguir os passos indicados pelo sistema.