Fórum Linguístico – Chamada de trabalhos – Aerodinâmica e articulação da fala: pesquisas em fonética e fonologia

04/11/2017 20:56

O número temático Aerodinâmica e articulação da fala: pesquisas em Fonética e Fonologia, organizado pelas professoras Doutoras Izabel Christine Seara (UFSC), Giovana Ferreira Gonçalves (UFPel) e Mirian Rose Brum-de-Paula (UFPel), pretende reunir pesquisas que envolvam a aplicação da ultrassonografia aos estudos da fala – técnica inovadora e em expansão no país desde 2010. A utilização do ultrassom para a análise de dados linguísticos tem evidenciado resultados promissores no que concerne a estudos em (i) aquisição de língua materna (normal e com desvios); (ii) aquisição de línguas estrangeiras – sendo utilizado, inclusive, como apoio a tarefas de instrução explícita; (iii) descrição e análises de dados do português; (iv) descrição e análise de dados variáveis e (v) desenvolvimento de terapias de fala. Também serão acolhidas propostas relativas a estudos aerodinâmicos e articulatórios que utilizem outras ferramentas metodológicas. Os textos (artigos, ensaios, resenhas ou entrevistas), em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser submetidos até 31/01/2018, exclusivamente pelo portal do periódico.

No processo de submissão, no espaço Comentários para o Editor, os autores e as autoras devem indicar: SUBMISSÃO AO NÚMERO ESPECIAL – Aerodinâmica e articulação da fala: pesquisas em Fonética e Fonologia.

Informações sobre os procedimentos gerais de submissão: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/about/submissions#authorGuideline.

Data prevista de publicação: julho de 2018, no número 2 de 2018 da Fórum Linguístico.